12 de dez. de 2011

Saiba o que fazer caso sua Carteira de Trabalho for perdida ou roubada

Foto 01A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um dos documentos mais importantes que podemos ter. Ela guarda o registro completo de todas as experiências e empregos anteriores, sendo um irretocável histórico da nova vida profissional.

Caso você tenha perdido ou alguém tenha roubado a sua carteira de trabalho, siga estas etapas desenvolvidas pela MQ Serviços RH, com base em informações cedidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego:

1. Vá a uma delegacia de polícia e solicite um boletim de ocorrência;

2. Peça um novo documento à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua cidade, ou os Postos de Atendimento ao Trabalhador. Para tanto, você precisa levar os seguintes documentos:
•    Boletim de ocorrência;
•    Uma foto 3x4 recente;
•    Certidão de casamento, identidade ou de nascimento;
•    Extrato do FGTS ou qualquer documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida;
•    Cópia da ficha de registro com carimbo do CGC da empresa;
•    Termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe.

Recuperando o registro de experiências anteriores

   Com a nova carteira de trabalho em mãos, é hora de recuperar o registro das experiências anteriores.
1. Solicite à Superintendência Regional o histórico que os antigos empregadores lançaram no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) ou na Rais (Relação Anual de Informações Sociais). Tanto o primeiro quanto o segundo são sistemas ligados ao Ministério do Trabalho e do Emprego, e contém informações valiosas. Porém, vale lembrar que a superintendência começou a coletar tais dados a partir de 1976, e nem sempre as empresas enviam as informações solicitadas ao ministério.

2. Se esse for o caso, procure as empresas em que trabalhou e peça que repasse as informações à sua nova carteira. Se alguma delas não existir mais – por ter declarado falência, por exemplo – você deve ser encaminhado à Justiça do Trabalho junto à superintendência.

Com essas etapas, você terá uma carteira de trabalho nova, pronta para preenchê-la com novas experiências.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Saiba mais sobre o vale-transporte e seus benifícios

Foto 01Por determinação da Lei 7.418 (instituída em 1985), as empresas devem adiantar ao trabalhador quantas passagens diárias são necessárias para o deslocamento da casa para o trabalho e vice-versa. Para tanto, o vale transporte não tem natureza salarial e o empregador pode descontar até 6% do salário base do empregado.

Como escudo, o funcionário conta com o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). As empresas que não cumprirem a lei estarão sujeitas a autuação e ao pagamento de uma multa.

   Para o funcionário que estiver recebendo menos passagens que o necessário, deverá entrar em contato com a SRT (Superintendência Regional do Trabalho) ou a Agência Regional do MTE, efetuando uma denúncia.

Vale lembrar:
•    Está desobrigado a pagar o vale transporte o empregador que proporcionar o deslocamento residência-trabalho, como no caso de ônibus fretados;
•    Não tem direito ao vale transporte trabalhadores que utilizam locomoção própria, como carro, moto, bicicleta, carona, entre outros;
•    O trabalhador não terá direito ao auxílio nos dias em que se ausentar, seja por motivos de doença ou motivos particulares;
•    O funcionário que utilizar uma declaração falsa ou utilizar indevidamente o vale transporte pode ser demitido por justa causa.

   Para ter direito ao vale transporte, você deve informar ao empregador o seu endereço residencial, os serviços e meios de transporte mais adequados, além do número de passagens por dia de trabalho.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

5 de dez. de 2011

Pessoas que inspiram: Stephen Hawking

Foto 01Para inaugurar a sessão “Pessoas que Inspiram”, vamos direcionar nossas luzes brevemente para a vida e obra de um dos maiores cientistas do mundo. A vida de Stephen Hawking nos inspira por ele ter de superar, dia após dia, uma rara doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica, que paralisa os músculos do corpo sem atingir o cérebro. Ainda sem cura, a doença foi descoberta em Hawking quando este tinha apenas 21 anos, em 1963. Desde que sua situação piorou, na década de 1980, quando contraiu uma forte pneumonia, Hawking usa um sintetizador de voz para se comunicar.

Nenhum desses obstáculos, porém, foi suficiente para deter sua inteligência emblemática, seu olhar visionário e seus trabalhos avassaladores. Stephen Hawking nasceu na cidade britânica de Oxford, no mesmo dia de 300 anos do aniversário de Galileu Galilei (08 de janeiro de 1942). Sua carreira brilhante obteve o auge quando se tornou professor de Matemática na Universidade de Cambridge, posto que já fora de Isaac Newton.

Foto 02Perito em gravidade quântica e cosmologia teórica, Hawking já publicou mais de 10 influentes livros, dentre eles:
1988 – Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros
1994 – O Fim da Física
1996 – A Natureza do Espaço e do Tempo
2005 – Os Gênios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes
   Sua obra mais recente é “O Grande Projeto”, publicado neste ano de 2011. Fora os trabalhos técnicos, Hawking ainda é o autor dos livros infantis “George e o Segredo do Universo” (2007) e “George's Cosmic Treasure Hunt” (2009).

   Até o momento, Stephen já recebeu 13 títulos, prêmios ou medalhas. Destacam-se: Ordem do Império Britânico (Comandante) em 1982; Membro da Pontifícia Academia das Ciências em 1986; e Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II em 1989. Sobre o seu legado, vale lembrar a chamada Radiação Hawking, nome dado a um trabalho de 1974, quando o cientista calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas.

   Como curiosidade, vale lembrar que Stephen Hawking participou da música “Keep Talking”, gravada pela banda britânica de rock progressivo Pink Floyd e lançada no álbum “The Division Bell” (1994).
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Timidez: Como aprender a superá-la

Foto 01A timidez faz parte da personalidade de muitos. No dia a dia, a timidez pode atrapalhar na hora de pedir ou dar informações a desconhecidos, a portar-se e a falar em público. Seu impacto na nossa vida pode ser decisivo, ainda mais quando se trata de sair à procura de emprego ou abrir o próprio negócio. Com características cada vez mais exigentes, as empresas tendem a não olhar para os tímidos, mesmo que suas qualidades sejam muitas.

No ambiente de trabalho, ser tímido pode ser um grande problema. Existem casos de timidez cuja pessoa se nega a falar por medo de ser rejeitado, ou por medo de perder o cargo em que se encontra. Esse bloqueio todo impede que emoções e sentimentos sejam expressos com toda sua intensidade. A timidez ainda pode virar um ciclo, formado pela timidez situacional e pela timidez crônica.

   A timidez situacional, como o próprio nome sugere, se manifesta em ocasiões específicas. Já a crônica é muito mais grave, e se manifesta em todos os aspectos do convívio social, podendo levar à depressão e à reclusão.

   Mas, e para o candidato a uma vaga de emprego que seja tímido (a), como superar essa característica? A MQ Serviços RH relacionou algumas dicas infalíveis para você:

01 – Lembre-se que está tudo na sua cabeça. Aprenda a dominar as situações que desencadeiam sua timidez;

02 – Alimente a sua autoestima, pois precisamos dela como combustão para a vida. Aprenda a amar-se acima de tudo, pois a autoconfiança é o ponto de partida para o sucesso.

03 – Procure falar com uma nova pessoa sempre que sair. Pode ser em uma loja, no banco, na rua ou algum lugar que você costuma frequentar.

04 – Caminhe por um local público sempre que puder.

05 – Jamais tenha medo de fracassar. Só errando é que amadurecemos, absorvemos conhecimento e criamos “utensílios” para lidar com os imprevistos do cotidiano.

06 – Estabeleça metas para o dia a dia, tratando-as como prioridade, mesmo que para isso você tenha que conversar com pessoas e entrar em contato com elas.

07 – E o mais importante: enfrente as situações que lhe deixam tímido, uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias.

   Gostou das dicas? Pois esperamos que elas o ajudem e que você tenha muito sucesso em sua vida profissional e pessoal!
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...