19 de mar. de 2012

Cidades e Lugares: Holambra

mqservicos-holambra-explofora1O cenário na Europa ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, era dos mais sombrios e pessimistas. A Holanda, em meio à enorme devastação no seu território, começou a estimular a imigração para alguns países em diferentes continentes, e encontrou no Brasil os braços abertos necessários para uma nova vida. O nosso país foi o único a permitir a entrada de grupos católicos holandeses.

As boas vindas foram dadas e os governos brasileiros e holandês firmaram uma parceria para a imigração e desenvolvimento dessas pessoas. Um grupo desses imigrantes fundou, em 1948, a Holambra I, na antiga fazenda Ribeirão, no estado de São Paulo. O segundo grupo de imigrantes veio em 1951, dando origem ao cultivo de flores e à fama nacional e internacional da belíssima Holambra, emancipada somente no dia 27 de outubro de 1991, por incríveis 98% da população.

mqservicos-holambra-explofora2Localizada na região de Campinas, Holambra está a 120 quilômetros da capital São Paulo, e prima por seu alto teor turístico, que rendeu à cidade o nome de “A Cidade das Flores”. Abrigando pouco mais de 11 mil habitantes, a cidade é sede da Explofora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, cuja primeira edição ocorreu em 1981. Holambra é famosa também por seu roteiro rural, pelo belíssimo moinho holandês e por seu roteiro gastronômico, em diversas opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira, formando um caleidoscópio inesquecível de sabores, sensações e cores.

Para conhecer melhor a cidade de Holambra, segue o link da Prefeitura Municipal:
http://www.prefeituraholambra.com.br/
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

As origens do Cinema Mundial

05 CinemaNo ultimo período da idade da pedra, foi descoberta em 1878, na caverna de Altamira, Espanha, uma imagem de javali com oito patas, pintadas de tal maneira que ao passar uma tocha, criava a ilusão do movimento, e não somente de um desenho estampado. Muito tempo depois, uma espécie de animação foi encontrada em 1970, na cidade de Burnt, no Irã. Tal animação tem cerca de 5200 anos, e trata-se de um vaso com cinco imagens pintadas, e ao girar o vaso forma-se uma animação que mostra uma cabra pulando para arrancar folhas de uma árvore. Outra descoberta importante foi referente ao Egito: uma parede em uma caverna, com uma espécie de “história em quadrinhos”, datada de 2000 a.C. Ela era constituída por imagens de lutadores em painéis sucessivos, que retratava as ações dos dois lutadores em várias posições que permitiam imaginar um exemplo de movimento, ou até mesmo um demonstrativo de golpes que se usava na luta.

06 CinemaNo século II a.C., o imperador chinês Wu-Ti somente sentiu-se consolado com a  morte da esposa após contemplar sua sombra projetada em uma tela de linho. Era o chamado jogo de sombras chinesas, que foi difundido em Java e na Índia. O jogo de sombras chinês existe desde cerca de 5000 a.C..  Consistia em figuras recortadas tradicionalmente em couro, com projeção sobre paredes e telas de linho, contendo figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narrava a ação, quase sempre sobre dragões e guerreiros. E essa arte é tida como a pioneira para a invenção do Cinema, que só ocorreria em 1895, em uma sessão realizada na sempre inovadora Paris, França.

07 CinemaDentre os primeiros aparelhos da história do cinema, destacam-se: Câmara Escura, Flipbook, Lanterna Mágica, Fuzil Fotográfico e o Cinematógrafo (foto ao lado), este último inventado pelos Irmãos Lumière (a foto que ilustra a nossa matéria) em 1895, movido a manivela e utilizando negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. Todas estas histórias costuram o início da Sétima Arte, que será tema de muitos outros posts aqui do Blog da MQ Serviços sobre o desenvolvimento tecnológico do cinema através das décadas, além dos primeiros ídolos e filmes do cinema mudo.

   Portanto, fique atento aos outros textos que contemplarão a fantástica história de uma das mais respeitadas e completas formas de arte do mundo.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Pessoas que Inspiram: Herbert Vianna

03 HerbertEstabelecido como um dos maiores compositores da música brasileira, Herbert Vianna ficará para sempre marcado na nossa memória por causa da sua obra e por causa do trágico acidente ocorrido no dia 4 de fevereiro de 2001. Na ocasião, Herbert e sua esposa Lucy sofreram um acidente aéreo na baía de Angra dos Reis, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, devido a um problema de fabricação. Foi um dos piores momentos da história do rock brasileiro, ao lado de muitas outras histórias tristes, como as mortes de Renato Russo, Cazuza e dos Mamonas Assassinas.

Herbert ficou quase 50 dias internado, boa parte deles em coma. Quando acordou, não se lembrava de quase nada da sua vida e nem mesmo da língua portuguesa, tendo que se comunicar com os médicos através do inglês e francês. Sua esposa Lucy, vitimada no acidente, foi o maior obstáculo para o compositor superar. Herbert ficou paraplégico, mas não abandonou sua arte. Muito pelo contrário: apoiado pelos amigos e companheiros de banda João Barone e Bi Ribeiro, ele abraçou a carreira com todas as suas forças. Em 2005, foi lançado o primeiro álbum de estúdio após o acidente, “Hoje”, que vendeu mais de 100 mil cópias e trouxe de volta toda a genialidade dos Paralamas do Sucesso.

04 Herbert
(Herbert e sua esposa Lucy)

   Nascido em João Pessoa (Paraíba), no dia 4 de maio de 1961, Herbert Lemos de Sousa Vianna mudou-se para Brasília ainda criança, muito por causa do trabalho do seu pai, o brigadeiro Hermano Vianna. Na época, fim dos anos 1970, Brasília respirava o movimento punk que vinha do Reino Unido, e a Ditadura Militar fazia com que LP’s estrangeiros fossem itens de difícil acesso. Somente os garotos mais ricos ou que tivessem contato com alguém de fora do país conseguiam ouvir às bandas do momento nos Estados Unidos e Reino Unido.

   Apesar de tudo isso, o Paralamas do Sucesso foi fundado no Rio de Janeiro, por Herbert e o baixista Bi Ribeiro, em 1981. O primeiro disco de estúdio foi lançado dois anos mais tarde, e canções como “Cinema Mudo” e “Patrulha Noturna” fizeram parte da primeira leva de hits do rock brasileiro daquela década. Em 1985, a banda fez uma participação histórica no primeiro festival de Rock in Rio, e saiu de palco consagrada como uma das melhores e mais criativas do país. Até hoje, o Paralamas lançou 13 álbuns e vendeu mais de 5 milhões de cópias, colocando-os em 35º lugar na lista dos recordistas de vendas de discos no Brasil.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

O criador do Facebook está decepcionado com os brasileiros

01 Mark"Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo". Foram com essas duras palavras que Mark Zuckerberg cedeu uma bombástica entrevista à emissora americana CNN. O Facebook é a rede social que mais cresce no Brasil, mas ela está sendo usada de forma errada, com velhas manias que parecem perdurar por aqui.

Na entrevista, Mark disse ainda que a ideia de inserção de imagens em GIF na rede social foi proibida por ele por causa do Brasil. Segundo Mark, se o Facebook abrir espaço para os Gifs, o compartilhamento entre os usuários brasileiros ficará igual ao Orkut, cheio de letrinhas coloridas, se mexendo, com mensagens de carinho e amor.

02 MarkÉ visível e compreensível a decepção do criador do Facebook. Sobre a ameaça de censura, ele diz: "Não irei censurar os brasileiros de usarem a rede, mas criarei um manual de comportamento". O Facebook corre o sério risco de acabar igual o Orkut, hoje em decadência muito por causa do jeito que ele foi tanto usado. Para completar, Mark não poupou palavras duras para se referir aos usuários brasileiros.

   "Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema", arrebatou Mark na polêmica entrevista.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

14 de mar. de 2012

Os 50 melhores países em termos de conexão de Internet

02Com o anúncio de que a partir de outubro a velocidade mínima de conexão no Brasil será de 60% do contratado, todas as empresas que oferecem banda larga deverão disponibilizar um software para os usuários medirem sua velocidade. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu o programa, avisando ainda que os percentuais de velocidade deverão aumentar a cada ano, até o máximo de 80% do anunciado em 2014, ano em que a Copa do Mundo irá aportar por aqui.

Mesmo com a boa notícia, o Brasil segue como um dos piores países em termos de qualidade (leia-se velocidade) de Internet. Segundo o site especializado Netindex, o nosso país se encontra apenas em 65º posição. Basta lembrar que um usuário da Bélgica conseguiu fazer o download de 2,6 TB (2,662.4 GB) em um único mês! Se fizéssemos o mesmo por aqui, levaria mais de 20 mil dias. Esse abismo enorme é uma realidade e o governo brasileiro não parece se importar muito com isso.

Saiba quais são os 50 melhores países em termos de velocidade de Internet, em pesquisa publicada dia 29 de fevereiro:

País

Velocidade

1º Lituânia
2º Coréia do Sul
3º Látvia
4º Suécia
5º Romênia
6º Holanda
7º Macau
8º Singapura
9º Bulgária
10º Luxemburgo
11º Suíça
12º Islândia
13º Taiwan
14º Ilhas Ailand
15º Andorra
16º Dinamarca
17º Bélgica
18º Noruega
19º Portugal
20º Finlândia
21º Malta
22º República de Moldávia
23º Japão
24º Alemanha
25º Ucrânia
26º República Tcheca
27º Hungria
28º Estônia
29º Eslováquia
30º Estados Unidos
31º França
32º Reino Unido
33º Canadá
34º Áustria
35º Rússia
36º Espanha
37º Liechtenstein
38º Quirguistão
39º Austrália
40º Ilhas Faroé
41º Emirados Árabes Unidos
42º Eslovênia
43º Israel
44º Mônaco
45º Ilha de Man
46º Polônia
47º Nova Zelândia
48º Greenland
49º Jersey
50º São Pedro e Miquelão
65º Brasil

31.78 Mbps
6.12 Mbps


Confira também os 10 últimos colocados no ranking da Netindex:

País

Velocidade

165º Burkina Fasso
166º Argélia
167º Botsuana
168º Sudão
169º Ilhas Mariana
170º Butão
171º Afeganistão
172º Malawi
173º Bolívia
174º Mali

0.62 Mbps

Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

25 hackers do grupo Anonymous são presos

01Nenhum outro assunto vem causando tanto barulho no mundo da Internet como o do grupo internacional de hackers Anonymous. Utilizando a máscara do filme “V de Vingança” (2006) como símbolo, o grupo ganhou força e vem se espalhando por todo o mundo. Recentemente, uma série de sites de bancos brasileiros foram atacados e retirados do ar pela Anonymous, que usam a queda da gigante de compartilhamento MegaUpload como principal razão para seus ataques.

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) anunciou nesta terça-feira (01/03) a prisão de aproximadamente 25 membros da Anonymous em quatro países diferentes: Espanha, Argentina, Colômbia e Chile. Esta foi a mais severa resposta dada até agora pela Interpol, fundada na Áustria em 1923 e com sede na cidade de Lyon, França.

   Dentre os ataques realizados pela Anonymous no países investigados, destacam-se os sites do Ministério da Defesa da Colômbia e a Biblioteca Nacional do Chile. Fora as prisões, a polícia apreendeu 250 equipamentos informáticos, celulares e dinheiro que era usado para financiar as atividades. São por notícias como essas que muitos especialistas dizem estarmos próximos do que seria a Primeira Guerra Mundial Digital, que obviamente não causaria a morte de milhões de pessoas, mas teria consequências inimagináveis à economia global como um todo.
Equipe MQ Serviços – Consultoria de RH.

Leia mais...

5 de mar. de 2012

Secretaria da Fazenda vai informatizar processos fiscais

Foi sancionada, nesta quarta-feira (08/02), a Lei que prevê total informatização e modernização do trabalho do Fisco. Dessa forma, todos os processos fiscais da Secretaria da Fazenda serão informatizados, com a previsão de uma constituição dos processos administrativos, total ou parcialmente digitais. Chamado e-PAF, tais serviços serão assinados eletronicamente, ou seja, a apresentação de recursos, petições e outros documentos em formato digital.

   Os serviços serão feitos diretamente pelo contribuinte, ou outra pessoa legalmente habilitada, de forma automática, com recibo eletrônico de protocolo. Porém, para a Lei se concretizar plenamente, a Receita Estadual terá de promover licitação, visando a aquisição de solução integral de gestão eletrônica de processos e conteúdos.

   Como atalhos complementares, serão criados dois setores: o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) e o Diário Eletrônico da Secretaria. O primeiro pretende facilitar a comunicação eletrônica entre a Secretaria da Fazenda e o contribuinte. Já o segundo irá publicar os atos administrativos, em anúncios feitos diretamente no portal da secretaria.
MQ Serviços RH.

Leia mais...

Como a China se tornou a segunda maior potência econômica do mundo?

13 ChinaProvavelmente você já deve ter se deparado com algum produto com a frase “Made in China”. Durante muitos anos, houve uma espécie de preconceito velado em relação aos produtos fabricados no país asiático. Várias teorias, porém, foram desmanteladas no segundo semestre de 2010, quando a China se tornou a segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Especialistas garantiam que a China só chegaria a tal posto por volta de 2016.

Mas como a China conseguiu superar o caos econômico deixado pela revolução cultural de Mao Tsé-Tung e ter ultrapassado países poderosos como Alemanha, França e Grã-Bretanha? A resposta está alocada no passado.

14 MaoApós a morte de Mao Tsé-Tung (foto ao lado), em 1976, Deng Xiaoping e seus aliados começaram a recolocar o país em seu devido lugar. Apenas dois anos mais tarde, a China abriu suas portas ao restante do mundo, iniciando uma bem sucedida série de reformas econômicas, alcançando a meta de transformar o país em um grande exportador de produtos de baixo custo. O crescimento econômico foi inevitável, e a mão de obra barata atraiu os olhares de centenas de empresas estrangeiras. Já nos anos 1980, a China passou a ser uma esmagadora potência exportadora.

12 ChinaMesmo com o fim da União Soviética (atual Rússia), em 1991, a China permaneceu com seu regime fechado. Nos anos seguintes, foi recebendo diversas tecnologias estrangeiras que fortaleceram a mão de obra e modernizaram o país. Não à toa, a China é hoje o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, abrigando mais de 1,3 bilhão de habitantes, aproximadamente um sétimo da população total da Terra.

   A revolução econômica se mostrou ótima para a saúde do país, tirando mais de 400 milhões de chineses da miséria. Com a produção em massa, os preços dos produtos ficaram extremamente baratos em relação a outros mercados. Alimentando-se de um sucesso cada vez mais crescente, e a verdade é que ninguém sabe ao certo qual é o limite para a China.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

A nova política de privacidade do Google gera polêmica mundial

09 GoogleA nova política de privacidade do Google entrou em vigor dia 1º de março, e vem gerando muita polêmica entre os principais meios de comunicação digital. Exemplo disso é a Electronic Privacy Information Center (EPIC), que entrou com um processo para impedir que o Google coloque a nova política em prática. O processo foi movido contra a Federal Trade Comission (FTC), sediada nos Estados Unidos, e pede a anulação da política.

10 Google
(Os criadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, quando vieram ao Brasil, em 2006)

O Google sempre foi alvo dos defensores da privacidade, e o diretor executivo da EPIC disse que as mudanças da gigante de busca deveriam ser opcionais, já que nem todos os usuários vão querer a mudança. A polêmica veio à tona depois que o Google anunciou que seus resultados passariam a ser mais personalizados, tornando-se alvo de sérias investigações. De um lado, a empresa de Mountain View, Califórnia, insiste que as mudanças visam uma melhor experiência entre suas dezenas de ferramentas. De outro, empresas investigativas não veem tais alterações com bons olhos.

Entenda melhor a nova política de privacidade do Google:
•    A principal reformulação será a unificação dos termos de 60 serviços da empresa. Assim, todos passarão a seguir um mesmo padrão;
•    À partir de 1º de março de 2012, sites como Gmail, YouTube e Google Maps ficarão constantemente conectados;
•    A ideia consiste no seguinte fator: se você assistir no YouTube vídeos sobre futebol, por exemplo, isso ficará associado à sua conta e suas buscas passarão a ser mais direcionadas;
•    Priorização da venda de publicidade de acordo com o perfil de cada usuário;
•    Não vai mais ser preciso se cadastrar em uma conta do Google para usar os serviços, mas se você efetuar um cadastro, poderá deletar ou editar o seu histórico de busca.

   A parte que mais vem irritando as pessoas é o fato de que, se você quiser que o Google não colete nenhum dado pessoal, você terá que excluir os serviços da conta, impedindo que você os use novamente. Contraditório, bom ou ruim, a verdade é que o Google pode estar caminhando por um terreno muito perigoso, capaz de derrubá-los a longo prazo.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Pessoas que Inspiram: Sir Ludwig Guttmann

04 LudwigNo dia 28 de julho de 1948, na vila britânica de Stoke Mandeville, tinha início o primeiro evento esportivo para portadores de deficiência da história. A poucos quilômetros dali, naquela mesma data, começavam os Jogos Olímpicos de Londres. Foi um dia histórico, pois foram as primeiras olimpíadas após longos 12 anos, devido aos terríveis acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os Jogos Olímpicos e o evento para portadores de deficiência não eram ligados ainda, e o ato de pioneirismo e paixão de Sir Ludwig Guttmann seria reconhecidos mundialmente.

06 Ludwig

Em 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial. O governo nazista de Adolf Hitler obrigou o neurologista judeu Ludwig Guttmann a deixar a Alemanha junto com a família. Ele acabou se mudando para a Inglaterra, onde fixou residência e começou a trabalhar na tradicional Universidade de Oxford. Em 1943, Guttmann foi a Stoke Mandeville, designado pelo governo britânico para a reabilitação de soldados que serviram a Segunda Guerra Mundial, através do Centro Nacional de Traumatismos.

Foi quando Guttmann passou a introduzir toda uma nova filosofia de tratamento, unindo esporte e trabalho, usando modalidades olímpicas como dardos, tiro com arco e basquete. O novo tratamento foi um estrondoso sucesso, levando-nos de volta à data de 28 de julho de 1948, quando o neurologista aproveitou a chegada dos Jogos Olímpicos em Londres para promover o evento esportivo dedicado a portadores de deficiência. A ideia de Guttmann era atrair a atenção para aquelas pessoas que conseguiam fazer coisas tão ou mais maravilhosas do que qualquer outro atleta sem deficiência.

05 LudwigA ideia não só atraiu a atenção como cresceu e saiu do Reino Unido pela primeira vez em 1960. A histórica Roma, na Itália, foi escolhida sede da primeira edição oficial dos Jogos Paraolímpicos e interligou-se aos Jogos Olímpicos. Na ocasião, 400 atletas de 23 países competiram em provas exclusivas para usuários de cadeira de rodas.

Inspirador, Ludwig Guttmann nasceu na cidade de Toszek, Polônia, no dia 3 de julho de 1899. Pioneiro no uso de esportes na reabilitação de portadores de deficiência, Guttmann faleceu aos 80 anos, em 18 de março de 1980.

Todas as edições oficiais dos Jogos Paraolímpicos:

Data

Sede

Países

Atletas

1960
1964
1968
1972
1976
1980
1984
1988
1992
1996
2000
2004
2008

Roma, Itália
Tóquio, Japão
Tel Aviv, Israel
Heideberg, Alemanha Ocidental
Toronto, Canadá
Arnhem, Países Baixos
Stoke Mandeville, Reino Unido
Nova York, Estados Unidos
Seul, Coreia do Sul
Barcelona, Espanha
Atlanta, Estados Unidos
Sydney, Austrália
Atenas, Grécia
Pequim, China

23
21
29
43
38
42
41
45
61
82
103
122
136
146

400
375
750
984
1657
1973
1100
1800
3013
3021
3195
3843
3806
3951

Para os Jogos Olímpicos que irão acontecer este ano em Londres, estima-se que irão participar 150 países e 4200 atletas.
Equipe MQ Serviços – Consultoria de RH.

Leia mais...

Mais da metade das empresas contrataram em 2011

Dados da International Business Report (IBR) 2012 indicam um forte aumento no número de funcionários contratados nos últimos doze meses. No quarto trimestre, houve uma elevação de 12 pontos percentuais, resultado bem acima da média global de 56%. Ou seja, mais da metade das empresas brasileiras aumentou seu quadro de funcionários.

   Segundo o relatório, a realização da Copa do Mundo de 2014 e o bom momento econômico foram fatores fundamentais para o Brasil alcançar tal feito. Dos 40 países pesquisados, o Brasil ficou atrás apenas da Índia (62%) no aumento da percentual de empresas que aumentaram as contratações. Os dados ainda revelam que a crise na Europa fez com que o percentual tivesse um forte recuo: Itália, Grécia (último país na tabela, com -34%), Portugal e Espanha foram os mais afetados.

   Esse relatório diz muito sobre o bom momento que o nosso país atravessa, o que pode ser muito vantajoso para todos aqueles que buscam por empregos.
Equipe MQ Serviços – Consultoria de RH.

Leia mais...

Cidades e Lugares: York, Inglaterra

01 YorkOs Vikings conheceram a glória e a decadência como nenhum outro grupo exploratório, deixando para trás uma rica coleção de objetos, estórias e vilarejos soterrados pelo rápido avançar do tempo. Suas vidas, seus costumes e sua cultura passaram a ser o prefácio para historiadores do mundo inteiro, em busca de vestígios dessa gloriosa época.

No início da década de 1970, foi descoberto um dos mais vistosos berços nórdicos, no traço histórico conhecido como The Coppergate Dig. No subsolo da cidade, vilarejos milenares foram desenterrados para a luz do dia, em uma descoberta tão incrível que resultou na cidade medieval de Jórvik, hoje um centro cultural sem precedentes dentro de York.

02 York
(Jorvik, a cidade viking perdida no subsolo de York)

   Situada ao norte da Inglaterra, no condado de North Yorkshire, a charmosa York foi fundada no ano de 71 d.C.. Capital do Império Romano, viveu durante muito tempo sob o nome de Eboracum, latinização da expressão celta Eborakon, ou “terra dos teixos”, árvore venenosa muito conhecida na Europa continental, no norte da África e em muitas outras localidades. Eoforwic e Jórvik foram os outros nomes da cidade, até York ser escolhida no ano de 1100. Sua grandeza medieval permaneceu intacta por todos os séculos, pintando-se ainda hoje como um dos lugares mais bonitos do mundo.

   Em York, temos a oportunidade única de pegarmos carona rumo aos dias mais remotos da História da Europa. Seja passeando pelas estreitas vielas que ainda hoje parecem vibrar ao som do povoado local, como vocalizações de uma eternidade. Seja atravessando as passarelas e pontes, admirando os canais e rios que recortam toda a cidade. Seja contemplando as construções exuberantes e os castelos que guardam consigo galerias de histórias e imagens que se congelaram para sempre.
Equipe MQ Serviços – Consultoria de RH.

Leia mais...