9 de abr. de 2012

Brasil é campeão na utilização de tablets por lazer ou a trabalho

tablets-mqservicos-1Enquanto a crise financeira está corroendo as fortes estruturas da Europa, a situação parece um pouco melhor em países como Brasil, China e Índia. Um estudo realizado pela Accenture indicou que os brasileiros são campeões no uso de tablets para utilização profissional ou pessoal, com 61% por entrevistados.

O sonho de consumo dos brasileiros para 2012:
TV’s de alta definição (37%)
Smartphones (30%)
Tablets (30%)
TV’s 3D (24%)

Dessa pesquisa, fica claro que o Brasil é o país que mais tende a comprar TV’s em alta definição, uma vez que a média mundial foi de apenas 20%. A pesquisa aponta ainda que os brasileiros são os maiores consumidores de celulares, com incríveis 71%, seguido por aparelhos de DVD (70%) e netbooks (35%).

   Mas dentre as razões para tal consumo, não está somente o fato da economia no país estar bastante estável. A facilidade e a praticidade desses produtos estão na lista, sem falar da portabilidade dos dispositivos menores, que muitos profissionais decidem comprar para facilitar o seu dia a dia.

   Para a pesquisa da Accenture, foram entrevistados mais de 10 mil consumidores em 10 países diferentes: Estados Unidos, China, Índia, França, Alemanha, Japão, Rússia, Suécia, África do Sul e Brasil.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

EUA lançarão plano contra downloads ilegais em julho

pirataria-downloadsA guerra contra a pirataria parece estar muito longe de acabar, e o governo norte-americano deixou isso bem claro no último dia 15 de março, quando anunciou um plano para proibir a pirataria online. Diversas operadoras dos Estados Unidos, dentre elas a Time Warner Cable, AT&T, Verizon, Comcast e Cablevision, estão prontas para apoiar a iniciativa que tem como data de início o dia 12 de julho.

O plano consiste em um rigoroso sistema de envio de mensagens de advertência aos usuários, falando sobre a ilegalidade de baixar conteúdos protegidos por copyright. Segundo o acordo, o usuário que ignorar tais advertências terão a velocidade da sua internet reduzida, ou até mesmo a interrupção parcial ou total da mesma.

   Mesmo com o plano em andamento, a decisão final está nas mãos das próprias operadoras, a maioria delas já citada nesta matéria. A decisão inicial, por sua vez, partiu da Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos (RIAA), que há anos vem lutando contra a pirataria, quase sempre em vão.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Governo brasileiro pede que Twitter censure mensagens sobre trânsito

twitter-censura-1Nesta semana, o governo brasileiro entrou com um pedido de liminar para que o Twitter bloqueie mensagens relacionadas ao trânsito. Entram na lista negra tweets sobre bloqueios em estrada, limites de velocidade e postos de checagem de motoristas embriagados.

   Caso o pedido seja aceito, o Brasil será o primeiro país do mundo a sofrer censura no Twitter. O governo alega que esses tweets prejudicam os constantes esforços de aprimorar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes que tanto assustam os motoristas. A liminar veio de encontro com uma mensagem publicada no final de janeiro, pelo próprio Twitter, avisando que a rede social começaria a bloquear determinados tweets em países que exigem a censura de certos conteúdos.

   Caso o pedido seja aceito, a multa estimada será de R$ 500 mil por dia para quem publicar tweets com tal conteúdo. Para tanto, o governo espera a resposta da gigante de San Francisco (Estados Unidos), que poderá ocorrer já na próxima semana.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Google está sendo investigada por invadir a privacidade de usuários da Apple

google-mqservicos-1E parece mesmo que 2012 tem tudo para ser um ano para ser esquecido nos corredores da Google. Em meio à polêmica originada por causa da sua nova política de privacidade (que você pode ler ou reler clicando aqui), agora a gigante de Mountain View, Califórnia, está sendo investigada por órgãos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

Segundo o renomado jornal americano “The Wall Street Journal”, milhões de usuários do navegador Safari, da Apple, tiveram a privacidade invadida pela Google, que supostamente utilizou durante vários meses um mecanismo que enganava o Safari e rastreava os movimentos de seus usuários para obter informações sobre seus hábitos de navegação. A prática foi descoberta por um investigador da Universidade de Stanford, na mesma Califórnia, e pode dar a maior dor de cabeça para a Google.

   Para se ter uma ideia, a multa por violar o acordo do governo é de US$ 16 mil diários por cada irregularidade. Como milhões de usuários foram prejudicados no mundo todo, as multas podem somar uma quantia o suficiente para abalar as estruturas da Google. Na Europa, a Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL) da França incluiu o caso Safari numa grande investigação que os órgãos reguladores europeus estão realizando sobre as políticas de privacidade da maior empresa web do mundo.

   Em sua defesa, a Google publicou um comunicado dizendo que o “The Wall Street Journal” se equivocou com a notícia, e que o Safari fornece "características que os usuários ativaram ao iniciar o uso do Google".
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...