22 de mai. de 2012

Como evitar o sono depois do almoço?

sono-mqservicosÉ normal a gente sentir sono depois de um almoço reforçado. Porém, é importante não se deixar levar pelo sono se você precisa trabalhar logo após o almoço, pois há uma tendência de queda de produtividade no trabalho, o que pode prejudicar o seu rendimento.

   Se você trabalha longe da sua casa e não tem como dar um bom cochilo após a refeição, o Blog da MQ Serviços apresenta soluções simples, rápidas e eficazes:

1. Bebidas como café, guaraná e energético ajudam a mantê-lo alerta. O mais recomendado de todos é o bom e velho cafezinho, desde que consumido em pequenas doses para evitar gastrite e outros distúrbios.

2. Como praticar atividades físicas faz bem para tudo, pegue o hábito de fazer uma caminhada após a refeição, de preferência pelo seu quarteirão.

3. Evite comer frituras e reduza o número de carboidratos em alguns dias da semana.

4. Evite refrigerantes ou sucos de máquina, pois esses produtos são ricos em acidulantes, corantes artificiais, estabilizantes, ou seja, em substâncias que nosso corpo não costuma aceitar.

5. Se você é daqueles que não dispensa uma sobremesa, cuidado. Segundo especialistas, o certo é você consumir doces apenas uma vez durante a semana, por causa do alto índice de açúcares e gorduras.

6. Em média, um adulto precisa dormir de seis a oito horas e meia por dia. É muito importante criar uma rotina para dormir o tempo necessário para não deixa-lo com muito sono após o almoço.

7. Procure fazer lanchinhos leves durante o expediente para não comer muito na hora da principal refeição do dia. Dê preferência a frutas, barras de cereais ou iogurtes, até meia hora antes.

8. E se você costuma almoçar em casa ou tem essa oportunidade, tire um cochilo de 15 a 20 minutos apenas. Vale lembrar que prolongar esse repouso pode piorar o seu sono.

9. Esteja sempre perto de ambientes bastante iluminados.

Gostaram das dicas? Fiquem ligados no nosso blog, pois muitas outras dicas sobre assuntos bacanas estão sendo preparadas!
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Saiba o que o empregador pode ou não pedir na seleção

entrevista-de-empregoVocê acabou de ser selecionado para um novo emprego, está fazendo parte de uma seleção ou está em busca de uma vaga? O Blog da MQ Serviços apresenta para você quais os documentos que o empregador pode e não pode exigir da sua parte, nesta que é uma clássica dúvida de todos aqueles que estão a um passo de mudarem de vida.

O empregador pode exigir...
1. Independe da função exercida, o funcionário deve apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a cédula de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o título de eleitor e o certificado de reservista.

2. Se você possui filhos, deverá apresentar, para recebimento do salário-família, a certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos ou de maiores incapazes, a declaração da escola em que o menor estuda e a carteira de vacinação para os menores de seis anos.

3. O exame admissional é obrigatório, previsto no artigo nº 168, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e faz parte do Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O empregador não pode exigir...
1. Exigência de comprovação de experiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade.

2. Certidão negativa trabalhista, ou seja, certidão atestando que o trabalhador não possui processo trabalhista ajuizado.

3. Documentos de antecedentes criminais, a chamada “folha corrida”.

4. Certidão negativa do Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito ou de outros cartórios de protesto.

5. Testes de gravidez, HIV (Aids), esterilização, pois caracterizam prática discriminatória.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Baixa escolaridade prejudica na hora de encontrar emprego

jornada-de-trabalhoPara quem procura emprego, nenhum obstáculo parece ser mais assombroso do que a baixa escolaridade. A idade e o tempo de experiência são negociáveis nas empresas, mas a escolaridade não. Isso porque a maioria dos empregos exige 2º grau completo, coisa que nem todos os brasileiros, muitos deles capacitados, conseguem ter.

Segundo dados levantados pelo Centro de Solidariedade da Força Sindical, a baixa escolaridade é, disparado, o maior empecilho na hora de preencher vagas. Outro problema apontado é que as empresas estão exigindo cada vez mais dos futuros empregados, fazendo muitas vezes com que o trabalhador chegue a desistir da vaga, mesmo que tenha sido aprovado.

   Recentemente, uma pesquisa apontou que o Brasil permanece no “Top 10” dos países mais desiguais do mundo por causa da baixa escolaridade, e que o brasileiro estuda uma média de 4 a 7 anos apenas. Outros graves problemas são consequência da baixa escolaridade, como a falta de informação que faz com que muitos jovens trabalhadores sejam escravizados, principalmente no Amazonas, maior estado do Brasil.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Jovens brasileiras começam a trabalhar mais cedo que os homens

mulheres-executivasSegundo estudo realizado em parceria entre a DIESSE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e a Secretaria de Políticas, o Anuário das Mulheres Brasileiras mostra que, entre 15 e 24 anos, as mulheres ocupam uma fatia maior no ingresso ao mercado de trabalho, com 52,4%. Os homens totalizam 42,7%.

Já na faixa etária entre 18 e 19 anos, elas representam 15,9% das ocupações no primeiro emprego nas regiões urbanas e rurais brasileiras, enquanto os homens são 12%. Só nas regiões urbanas, as jovens somam 17,9% e os homens dessa idade, 14%. O mesmo vale para a faixa etária entre 20 e 24 anos, principalmente nas regiões urbanas.

A pesquisa ainda aborda o tema “trabalho e estudo”, apontando que a maioria as mulheres ou só trabalham ou só estudam. As regiões com as maiores proporções são: São Paulo, Porto Alegre e Distrito Federal, sendo que a capital do país também detém a maior proporção de mulheres que trabalham e estudam.

O Anuário das Mulheres Brasileiras tem como principal objetivo erradicar as desigualdades no país e estabelecer prioridades visando a melhoria das condições sociais e de trabalho das mulheres.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Saiba como é a jornada de trabalho em outros países

ti_jornada_trabalhoNo Brasil, a jornada de trabalho tomou forma ao ser regulamentada pela Constituição Federal, a qual diz que “a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada. Desde 2001, no entanto, centrais sindicais e a classe trabalhadora vem lutando para a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução de salários.

A medida de redução poderia melhorar a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores e gerar até 2 milhões de empregos no país, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e  Estudos Socioeconômicos). A redução da jornada de trabalho já foi acatada por muitos países, com destaque para Coréia, Japão, França e Espanha.

Conheça alguns países pioneiros na redução da jornada de trabalho
Alemanha –
Em 1980, a jornada era de 41,6. Hoje, é de 40,8.

Coréia – Em 1980, a jornada era de 51,6. Hoje, é de 46,2. (Obs: mesmo com a redução, continua mais alta que no Brasil).

Espanha – Em 1980, a jornada era de 39,7. Hoje, é de 35,4.

Estados Unidos – Em 1980, a jornada era de 43,3. Hoje, é de 42,6.

Noruega – Em 1980, a jornada era de 35,5. Hoje, é de 34,6.

Israel – Em 1980, a jornada era de 36,5. Hoje, é de 37,0.

França – Em 1980, a jornada era de 41,1. Hoje, é de 38,6.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Brasil bate recorde de visita de turistas

logo-brasil-altaA Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) informou na última sexta-feira que o Brasil bateu recorde no número de turistas que visitaram o nosso país em 2011. No total foram 5.433.354 turistas, boa parte deles visitando destinos como Rio de Janeiro e Salvador, dois dos pontos mais badalados e ricos em termos de belezas naturais e mescla de culturas.

Apesar do crescimento de 10% em relação aos outros anos, o número ainda permanece aquém da meta de 10 milhões. Porém, com a realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, espera-se não só atingir a meta como superá-la.

   Os três países que mais visitaram o Brasil foram a Argentina (com incríveis 1.593.775 de turistas), Estados Unidos e Uruguai.

Os 20 Países mais Visitados do Mundo
(Fonte: Organização Mundial de Turismo)
1º França – 79,1 milhões
2º Espanha – 58,5 milhões
3º Estados Unidos – 51,1 milhões
4º China – 49,6 milhões
5º Itália – 41,1 milhões
6º Inglaterra – 30,1 milhões
7º Alemanha – 23,6 milhões
8º México – 21,4 milhões
9º Áustria – 20,3 milhões
10º Rússia – 20,2 milhões
11º Turquia – 20,1 milhões
12º Canadá – 18,2 milhões
13º Ucrânia – 17,6 milhões
14º Malásia – 17,5 milhões
15º Hong Kong – 15,8 milhões
16º Polônia – 15,7 milhões
17º Grécia – 14,3 milhões
18º Tailândia – 13,9 milhões
19º Portugal – 11,3 milhões
20º Holanda – 10,7 milhões
37º Brasil – 5 milhões
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

25% dos usuários realizam pagamento via celular

mqservicos-celularSegundo pesquisa realizada em conjunto entre o Ibope Inteligência e a WIN (Worldwide Independent Network of Market Research), houve um crescimento no número de usuários de smartphones que realizam pagamentos via celular. A pesquisa, porém, aponta que a maioria dos usuários permanece insegura em relação ao assunto.

Devido a diversas falhas de segurança e privacidade constatadas nos sistemas mais usados, como o Android e os produtos da Apple, apenas 25% dos usuários no mundo já efetuaram algum tipo de pagamento e 43% declararam ter intenção de fazer novos pagamentos via celular. Em contrapartida, no Brasil apenas 1% dos usuários já usaram o serviço e 23% não pretendem jamais realizar pagamentos via celular.

   Dentre os principais fatores desse resultado tão aquém do esperado, estão o medo de fraude e privacidade, conforme mostra incríveis 54% dos entrevistados que dizem ter medo de utilizar o serviço.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

14 de mai. de 2012

Entra em vigor novas regras para o ponto eletrônico

ponto-eletronicoNo último dia 02 de abril começou a entrar em vigor as novas regras para o uso do ponto eletrônico, regras essas que serão adotadas por todos os principais setores do país, tais como: setor industrial, comércio, transporte, construção, energia, educação, saúde, financeiro e setor de serviços.

Dentre as novidades, será impresso um comprovante para o trabalhador para que o relógio de ponto seja inviolável. Segundo o Ministério do Trabalho, a regra está sendo adotada para evitar fraudes na marcação das horas trabalhadas, como em casos recentes.

Para as atividades agropecuárias, a nova regra começará a valer a partir do dia 1º de junho. Já as empresas de pequeno porte e microempresas, a partir de 3 de setembro deste ano.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Plano para redução de queixas é determinado pelo Procon-SP

proconVisando combater o número de queixas registradas no ano passado, a Fundação Procon-SP está formulando o “Plano de Metas”, que consiste em coletar assinaturas de companhias para a redução de reclamações. O plano visa também melhorar o índice de solução em casos de primeira fase de atendimento ao consumidor.

   Das escolhidas, estão inclusos 61% dos 137,6 mil casos em que o Procon-SP emitiu Carta de Informações Preliminares (CPI) ao fornecedor com intuito de resolver as reclamações. Dentre as empresas que farão parte do plano, estão inclusos os setores de telecomunicações, transporte aéreo, planos de saúde e financeiros.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Poderá se aposentar o trabalhador que não teve contribuição recolhida

inssSegundo Manuel Rodrigues, presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social, o trabalhador que teve vínculo empregatício, mas não teve as contribuições mensais devidamente recolhidas à Previdência Social, deve ter o seu tempo de serviço reconhecido para efeito de aposentadoria. Para ter o direito, basta que o empregado apresente, quando for se aposentar, a Carteira Profissional, com a anotação do contrato de trabalho, com a data de entrada e de saída do emprego.

   Outra forma de usufruir o direito reside na apresentação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que passou a existir somente a partir de 1976. Quem trabalhou antes dessa data, portanto, só terá mesmo a Carteira de Trabalho como principal comprovante. A medida serve como uma das muitas melhorias na estrutura da área de recursos da Previdência, para agilizar a solução para os demais recursos que se encontram em tramitação.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Fraudar concursos públicos agora é considerado crime

concursoSegundo publicação no Diário Oficial da União, sob o número 12.550/11, o Código Penal Brasileiro sofreu uma rara alteração e torna crime fraudar concurso público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão e multa para os infratores. A lei está em vigência desde dezembro do ano passado, mas permanece desconhecida do grande público.

   Como a inclusão de uma lei dessas mexe com o Código Penal e pode abrir “brechas” para possíveis fraudadores escaparem ilesos da Justiça, um novo artigo foi devidamente publicado. O Artigo 47 do mesmo código diz sobre a proibição para o fraudador de inscrever-se em concurso, avaliação ou exame públicos. A pena não é aplicada cumulativamente e, sim, serve para abrandar a punição em condenações até quatro anos, quando o condenado poderá ter sua pena privativa de liberdade substituída pela de restrição de direitos.

   Tomara que a nova lei ajude a frear os últimos casos de fraude de concursos públicos que tem acontecido no país. Muitas pessoas gastam dinheiro, tempo, se deslocam para cidades vizinhas e sonham em passar em um concurso público, e não é justo ver que o concurso escolhido teve que ser cancelado por suspeita de fraude. Torçamos para que a lei seja aplicada e respeitada por todos.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

O que é piso salarial?

piso-salarialPara você caro (a) leitor (a) que não sabe direito o que é e como funciona o piso salarial, o Blog da MQ Serviços explica para melhor orientá-lo (a). Piso salarial é o menor salário pago a um trabalhador dentro de uma profissão específica, geralmente caracterizado por funcionários de diversos setores dentro de um mesmo ambiente econômico.

Dentre os exemplos de categorias profissionais, estão os trabalhadores das áreas de transporte, civil, professores, bancários, metalúrgicos, comerciários e toda e qualquer atividade econômica que seja formada dentro de uma empresa. Geralmente, o piso salarial é negociado entre as partes formadas por patrão e trabalhador, e estabelecido na data-base (que pode ser o mês no qual o sindicato representante discute o reajuste do piso salarial, por exemplo) da categoria profissional e selada por uma convenção coletiva de trabalho ou até mesmo por um acordo.

   Vale lembrar ainda que por causa dos pisos salariais terem sua validade baseada somente para trabalhadores abrangidos por determinados documentos, o valor do piso salarial de uma mesma categoria profissional pode variar conforme o estado, empresa ou cidade. Fruto de negociações diversas, um professor pode ganhar um valor em Porto Alegre diferente do valor fixado em São Paulo, para ficarmos em um exemplo básico. E o mesmo se também aplica dentro de um Estado, onde o piso de um professor que trabalha na capital pode ser diferente do definido para quem trabalha no interior. Outro detalhe é que o piso varia também para profissões diferentes dentro de uma mesma categoria.

   Gostou? Esperamos que esta introdução seja útil e informativa a você. Fique atento para outros textos sobre desenvolvimento pessoal e dicas para quem está em busca de um emprego.
MQ Serviços.

Leia mais...

Segundo OIT, salário médio mensal mundial é R$ 2,7 mil

oitBaseado em uma coleta de dados que engloba 72 países, não incluindo os países mais pobres do mundo, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) definiu que o salário médio mensal mundial é de US$ 1.480, ou R$ 2,7 mil convertidos para a nossa moeda. Autônomos e pessoas que vivem com benefícios sociais não foram relacionados na pesquisa, que dá ênfase somente a trabalhadores assalariados.

   Os números divulgados pela OIT foram obtidos após os pesquisadores dividirem o valor total da receita mundial, que está em US$ 70 trilhões (R$ 127 trilhões) por ano, pelo número de pessoas no planeta (7 bilhões). Apesar do salário de R$ 2,7 mil passar uma boa imagem, a pesquisa revela que o salário médio mundial continua muito baixo, com mais de um terço da população ainda vivendo com apenas o equivalente a R$ 3,60 por dia, abaixo da linha da pobreza. Especificando, em um país pobre como Tajiquistão, por exemplo, o salário médio anual, e não mensal, é de aproximadamente R$ 4,9 mil.

Os 5 países melhores colocados no ranking da OIT:
Luxemburgo
Noruega
Áustria
Estados Unidos
Reino Unido

O Brasil se encontra apenas em 51º lugar, atrás da Argentina (40º), Chile (43º) e Panamá (49º), outros países latino-americanos presentes.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...