18 de out. de 2012

Os profissionais que mais bebem café e a importância da bebida

cafe-vyolettajustadoSegundo curiosa pesquisa realizada pelo conceituado site CareerBuilder, em parceria com a rede Dunkin’ Donuts, uma das maiores dos Estados Unidos, os profissionais na área de alimentação são os que mais estão consumindo café durante o expediente.

O ranking é feito anualmente e, dentre as novidades deste ano, estão profissionais de TI e Jornalistas, e a falta dos Arquitetos, que sempre estavam listados. A pesquisa contou com a participação de 4,1 mil de pessoas e ainda revelou que 43% dos entrevistados não consegue ter a mesma produtividade caso não tome café durante o expediente. 

Confira a lista completa:
1 - Profissionais da área de alimentação
2 - Cientistas
3 - Representantes de vendas
4 - Relações Públicas/marketing
5 - Enfermeiros
6 - Jornalistas e escritores
7 - Executivos
8 - Professores
9 - Engenheiros
10 - Profissionais de TI / administradores de rede
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Dicas para você entender melhor o seu chefe

clip_image005_0000A relação entre chefe e subordinado costuma ser complexa e cheia de detalhes que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um funcionário em sua função. A diferença de linguagem entre esses dois extremos realmente existe, e é necessária, pois a relação com seu chefe deve ser apenas profissional, objetiva, séria, produtiva e focada em resultados.

A MQ Serviços RH apresenta algumas dicas para você captar o que o seu chefe está pedindo em determinadas situações, mesmo quando isso não fique muito claro. Vamos lá? 

Tenha confiança no seu chefe. A confiança é essencial para qualquer relação, e não é diferente para esta. Em ocasiões onde você tem que questioná-lo, por exemplo, diga que apesar de saber que ele tem boas intenções, você não entendeu o que ele quis dizer. 

Peça conselhos aos colegas mais antigos, pois eles podem ajudar na leitura das solicitações, além de passar o histórico de comportamento. Apesar de ser uma boa pedida, não se deixe contaminar por possíveis mágoas que possam existir entre os colegas e o seu chefe

Para evitar problemas de comunicação, use o bom e velho “quer dizer que...”, pois dessa forma você consegue expressar o que entendeu e deixa espaços a serem completados, ajudando – e muito – na sintonia

Caso não tenha entendido o que o seu chefe quis dizer, não hesite em perguntar, mas tenha cuidado. A relação entre vocês pode se desgastar à medida que muitos questionamentos da sua parte forem feitos.
Equipe MQ Serviços.

Leia mais...

Dicas para usar bem o e-mail no trabalho

email-marketing-jjjO seu chefe pede um relatório importante e, ao clicar em “Enviar” do seu e-mail, você nota que o mesmo foi com erros de ortografia, ou faltando anexos, ou com outros erros que podem gerar uma pequena gafe entre seu chefe e você.

É preciso ter cuidado com o e-mail corporativo, pois ele carrega a sua imagem profissional na empresa. Para isso não virar um empecilho, nós separamos algumas dicas de como usar o e-mail no trabalho de forma correta e completa. 

Uso pessoal. É um erro tão comum que muitos se negam a entender que usar e-mail pessoal no trabalho pode significar demissão. Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho limitou o poder de fiscalização das empresas a computadores e e-mails corporativos, mas nem por isso você deva usar o e-mail pessoal. 

Evite abreviações. Nada de “vc” no lugar de “você”, nem “tb” para também. Essa linguagem simplória, muito utilizada nas redes sociais, é um pesadelo para muitas empresas e para todos aqueles que gostam do português bem escrito. 

Escrever em Caps Lock, que é escrever uma ou mais palavras inteiras em letras maiúsculas. No mundo da Internet, Caps Lock significa que você está gritando ou está bravo. Assim sendo, o destinatário pode ter uma má interpretação e achar que ele está sendo ofendido. 

Reler o e-mail duas ou mais vezes é importante para evitar erros ortográficos e concordâncias, pois letras trocadas e erros de digitação, mesmo se forem poucos, vão chamar a atenção do destinatário, mas por outras razões. 

E para completar, é importante decidir se o e-mail será informal ou formal. Por exemplo, começar com “oi” e terminar com “atenciosamente” pode sugerir uma controvérsia da sua parte. Essa mistura de tratamentos não é a mais indicada no ambiente corporativo. Se começar a mensagem de maneira mais formal, deve terminá-la da mesma maneira.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Como impressionar em seu primeiro dia de trabalho

happy_workTudo é muito diferente no primeiro dia de trabalho. Ambiente, colegas, regras, horários, reuniões, superiores... É claro que ninguém espera que logo no primeiro dia de trabalho o funcionário mostre desenvoltura e chegue cumprimentando todo mundo como se fossem velhos conhecidos. Pelo contrário: o primeiro dia costuma ser um desafio a ser superado, pois aquela máxima “a primeira impressão é a que fica” conta muitos pontos.

Mas para você se dar bem e deixar uma boa impressão com o seu chefe, nós separamos algumas dicas imbatíveis para esse dia tão importante para a sua vida seja renda boas memórias. 

Anote as novas informações. Leve um bloco de notas, um caderno ou outra ferramenta para anotar todas as novas informações que você terá que gravar em muito pouco tempo. Para tanto, é preciso pesquisar para ver se esse tipo de comportamento é bem visto na empresa, uma vez que nem todas veem com bons olhos um funcionário anotando tudo o que vê. 

Seja educado (a) com todos ao seu redor, da faxineira ao diretor da empresa. Quanto mais educação você for, mais amizades você irá fazer e mais respeitado você será.

Mesmo se você for falante e cheio de carisma, use do silêncio como o principal aprendizado para estudar o novo ambiente e o jeito de cada colega e superior. 

Quando começar a realizar suas tarefas, não demonstre ser o melhor no assunto, mesmo que você seja. Aceite com humildade as instruções que lhe forem passadas, mesmo que já domine a função com excelência

É fundamental decorar os nomes dos novos colegas, logo nos primeiros dias de trabalho. Caso você esqueça o nome de alguma pessoa com quem tenha de falar, procure se informar com outra pessoa, e não com a própria. Além de criar uma situação constrangedora, você pode sugerir que essa pessoa não lhe pareceu importante.

Caso você dependa de alguém para fornecer essas informações ou treiná-lo para a função, procure não interrompê-la - essa pessoa poderá desgastar-se muito rapidamente e começar a dar a você meias respostas. Converse com ela logo de início e veja como podem ser feitas as sessões de treinamento e esclarecimentos de dúvidas. 

Não fique contando coisas particulares para os novos colegas, pois muitos desses assuntos podem não cair bem no contexto da nova empresa. 

Procure conhecer logo que chegar a política de RH da empresa. Assim você conhecerá todos os procedimentos internos, o que pode ou não fazer.
Equipe MQ Servços RH.

Leia mais...

Comece bem a segunda-feira!

felicidade-no-trabalhoNenhum dia da semana tem tanto peso negativo para o profissional como a velha conhecida segunda-feira. Nas próprias redes sociais, são muitas as piadas e opiniões sobre o “monstro” da segunda-feira, que indica o fim de dois dias de folga e o início de mais uma semana inteira de tarefas.

Para evitar que você desligue o despertador com aquela dor no coração pelo fim do descanso, nós separamos algumas dicas para começar bem a segunda-feira. Afinal de contas, trabalhar feliz traz benefícios para todos, não é mesmo? 

O mais importante é receber a segunda-feira com bons olhos, pois simbolicamente representa  início de novas oportunidades. Coloque ordem na casa, se organize e faça uma lista de coisas que você quer fazer até a próxima sexta-feira. Em outro contexto, muitas pessoas iniciam os seus regimes e dietas na segunda-feira, não é mesmo? 

No domingo, não exagere na bebida alcoólica nem em comidas pesadas que possam desviar a sua rotina. É muito importante passar a noite de domingo já com a cabeça na segunda-feira, se preparando

Se você trabalha em uma empresa que faça reuniões semanais, não fique aflito (a) e tente driblar o ritmo lento herdado pelo fim de semana. O certo seria as empresas marcarem as reuniões para dias como quarta e quinta. 

Ao acordar segunda-feira pela manhã, não tome muito café, pois a cafeína provoca agitação excessiva e pode atrapalhar no seu rendimento durante o restante do dia. 

Deixar tarefas pendentes na sexta-feira pode significar uma dor de cabeça a mais para a segunda. Se for inevitável, distribua o restante da atividade nos três primeiros dias da semana.
Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

1 de out. de 2012

Cresce número de jovens ocupando cargos de gestão

006Devido à escassez de jovens talentosos e de disputa por mão de obra qualificada, mais de 80% de profissionais em RH brasileiros acreditam em um aumento considerável no número de jovens ocupando importantes cargos de gestão. A pesquisa foi realizada pela Amcham(Câmara Americana de Comércio) com mais de 80 profissionais da área, e obteve resultados incríveis sobre uma possível tendência, apresentada em uma reunião no comitê de Gestão de Pessoas da própria Amcham.

Muitos profissionais em RH creem que, ao abrirem as portas para promover um jovem à posição de líder, devem também investir em coaching e qualificação comportamental. Segundo a pesquisa, 33% das empresas já executam programas de formação de jovens talentos, enquanto 37% dizem sentir a necessidade de trilhar o mesmo caminho. 

Sem dúvidas, tal notícia é uma ótima oportunidade a todos os jovens que querem preencher uma vaga importante dentro do mundo corporativo. Seria a estreia de um novo perfil de liderança, mais antenado, flexível e com novas ideias a serem aplicadas e seguidas.

Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

10 erros comuns de português a serem evitados no emprego

005Neste artigo, nós abordaremos importantes dicas de português para você seguir no seu emprego ou durante uma entrevista. A nossa língua, na condição de uma das mais complexas do mundo, é cheia de armadilhas comuns, nuances e lições que temos que carregar para uma eterna atualização.

1  “Parei de estudar fazem dois anos...” O verbo fazer não concorda com o tempo e isso gera um uso especial. Tenha cuidado com frases desse tipo, pois esse tipo de erro é um dos campeões na hora da entrevista de emprego

2 “Haviam falhas no projeto” Haver, no sentido de existir, forma uma oração sem sujeito e fica, nesse caso, no singular: “Havia falhas no projeto”. 

3 Tampouco e tão pouco. Erro comum principalmente no português escrito, “tão pouco” significa muito pouco, enquanto “tampouco” significa também não; nem. Exemplo: “Não houve vendas, tampouco resultado”. 

4 “Existe muitos empregos”. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanças. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peças. / Restaram alguns objetos. / Sobravam ideias. 

5 “Para mim fazer”. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer. 

6 “Entre eu e você”. Depois de preposição, usa-se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti. 

7 “Há cinco anos atrás”. Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás. 

8 “Ele preferiu ir do que ficar”. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória. 

9 “Eu comprei duas gramas de queijo”. Grama, peso, é palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, são a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc. 

10 “Eu não sabia aonde ele estava”. O certo: Não sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: Não sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos?

Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Etiqueta Profissional: como se portar em um almoço de negócios

004Uma dúvida que se abate sobre quem precisa ir a um almoço ou jantar de negócios é: como se comportar? Como seguir a etiqueta profissional sem parecer caricato, mas sem passar por constrangimentos? Siga estes passos do Blog da MQ Serviços RH e tenha uma ótima reunião!

Não se atrase
Começar um almoço de negócios com atraso nunca é bom para ninguém, e ainda pode transmitir a imagem de que você não tem controle sobre a situação. É muito importante respeitar os horários, pois outras reuniões podem estar na agendadas naquele mesmo dia.

Nada de bebidas alcoólicas
Apesar de parecer meio desnecessário falarmos sobre esse tópico, muitas pessoas apelam para a bebida para conseguirem driblar a timidez. Se por um lado o álcool ajuda a deixá-lo mais relaxado para conversar, pode fazer com que os recrutadores acreditem que você tem algum problema de alcoolismo, o que seria péssimo.

Escolha as comidas certas
O foco do almoço ou do jantar é a conversa, e não a comida. Escolha comidas leves, que não sejam demoradas ou que não precisem de manuseios especiais com os talheres, pois elas podem tirar a sua concentração e de quem está à sua frente na mesa.

É anfitrião? Então não deixe de pagar a conta
Se por ventura você for o anfitrião, não deixe de pagar a conta, mesmo se for mulher. Isso também vale para os casos em que é preciso saída rápida da mesa ou combinação prévia com o garçom.

O bate papo inicial é essencial para uma reunião de sucesso
A não ser que os convidados estejam apressados, o ideal é começar o almoço com um bate papo mais informal, que busque interesses em comum. Evite, porém, assuntos pessoais e outros que possam provocar polêmica na mesa, como religião e futebol.

Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Como falar sobre sua demissão em uma entrevista de emprego?

003São muitos os motivos que levam uma empresa a demitir um funcionário. Falta de resultados, corte de gastos e comportamento inadequado costumam ser o mais comuns, fazendo parte da vida de muitos profissionais, dos mais experientes aos mais novatos. Se a demissão provoca um abalo emocional em você e ao seu redor – família, amigos – pode significar também o início de uma nova e (quem sabe?) melhor fase profissional.

Mas como falar sobre sua demissão em uma entrevista de emprego? Segundo a famosa consultoria americana CareerBliss, existem algumas dicas muito valiosas a serem seguidas e colocadas em prática quando preciso. 

Vamos às principais: 

Ao explicar sobre a situação, vá direto ao ponto. Não enrole muito, não se perca nas palavras. A maioria dos recrutadores não espera uma resposta detalhada e cinematográfica. E nunca culpe seu antigo chefe. 

Mostre responsabilidade e seja consciente dos seus atos, assuma seus erros e seja transparente. 

Mentir não leva a nada. Ao contar a verdade, você estará mostrando credibilidade e integridade, qualidades que são bem vindas em qualquer empresa. Portanto, fale a verdade desde o início. 

Tenha em mente que você não foi a única pessoa a ser demitida no mundo, e que provavelmente o entrevistador também já tenha passado por tal situação. 

Pode parecer mentira, mas treinar a sua resposta em frente ao espelho, em voz alta, ajuda a prepará-lo para a hora em que tiver que conversar na entrevista.

Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Evite a pressão no trabalho e seja mais feliz

002Em muitas empresas, conforme o ano vai chegando ao seu fim, as metas vão aumentando, os prazos tornam-se mais apertados e a cobrança por resultados torna-se mais forte. Para pessoas mais sensíveis ou com tendências a sofrer de depressão, por exemplo, o segundo semestre pode ser esmagador na vida profissional de muitos.

E se você estiver passando por essa situação ou está prestes a atravessar por esse período difícil, existem algumas pequenas estratégias que poderão ajudá-lo(a) a lidar com essa pressão da melhor maneira possível. 

Primeira estratégia: seja transparente. Se você não estiver suportando a pressão, chame o responsável da sua área para uma reunião a sós e expresse os seus motivos. Mantenha conversas constantes com seu chefe e sua equipe, além de dar a ideia de alinhar as metas com o gestor. Monte um cronograma tão logo que prazos e metas forem definidos. Ter organização é fundamental para a pressão tornar-se menor e para você ter dias muito mais produtivos. 

Dentre outras estratégias, buscar uma referência externa é muito importante, tirando as suas dúvidas e vendo como os seus colegas se organizam e driblam a pressão. 

E, lógico, muitos especialistas dão a dica de ouro: tenha momentos prazerosos em sua rotina. Mantenha o equilíbrio praticando esporte, atividade física, estudo; e aproveite cada momento em que estiver com a família e ou com os amigos.

Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...

Saiba como não cometer erros graves em seu currículo

001Apesentar um bom currículo é o primeiro – e o mais importante – passo a ser dado para quem deseja arrumar emprego. Dependendo das informações contidas em seu currículo, o recrutador pode tanto descartá-lo imediatamente como contratá-lo sem maiores obstáculos. Mas como deixar uma boa impressão? Quais informações eu devo usar e não usar? Nós do Blog da MQ Serviços RH vamos agora apresentar alguns erros graves (e infelizmente comuns), para que você tenha uma boa orientação.

Erros de português
Você pode ser o melhor profissional da sua área, mas se não souber escrever bem e apresentar escorregões ortográficos, poderá ter as chances de conseguir emprego drasticamente reduzidas. Peça para alguém revisar o seu currículo e corrigí-lo, e nunca acredite por completo em corretores ortográficos.

Deixar campos em branco ao se cadastrar pela Internet
É uma prática relativamente comum deixar alguns campos em branco quando preenchemos por uma vaga na Internet. Até mesmo informações como o CEP, se deixados de lado, podem significar a eliminação do candidato. A regra é bem simples: se tiver algum campo para preencher, preencha.

Colocar um objetivo que nada tenha a ver com a vaga em questão
Um dos erros clássicos é o candidato enviar diversos currículos para diversas oportunidades sem alterar o objetivo profissional. O recrutador enxerga este tipo de candidato como não tendo o perfil da vaga. Portanto, tenha certeza de que o seu objetivo profissional no currículo tenha relação com a vaga pretendida.

Não minta em seu currículo. Jamais.
Recentemente, um ex-CEO da gigante Yahoo! mentiu em seu currículo, foi descoberto e denunciado. Embora hoje em dia esse rapaz esteja trabalhando em uma grande loja de compras pela Internet, a notícia correu o mundo e essa “mancha” ficará para sempre em sua vida profissional. Esse é apenas um pequeno exemplo de como mentir em seu currículo pode ser desastroso e prejudicial a todos: a você e a todos ao seu redor.

   Esses foram alguns erros comuns. Fique atento para mais dicas valiosas que toda semana iremos publicar aqui no nosso blog!

Equipe MQ Serviços RH.

Leia mais...