12 de ago. de 2013

Pesquisa aponta que brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo

mq-stressUma pesquisa realizada por uma das maiores empresas de recrutamento do mundo listou os países com os profissionais mais estressados do mundo, e para a nossa surpresa, o Brasil lidera o ranking. Tendo como média mundial de estresse em 11%, mais de 40% dos trabalhadores sofrem do mal ou de ansiedade no emprego.

Para a pesquisa foram entrevistadas 1.775 pessoas de 12 países diferentes, sendo 100 do Brasil. Dentre as causas mais comuns de estresse, o excesso da carga de trabalho foi a mais lembrada (52%), seguido pela falta de reconhecimento profissional (44%) e pressões econômicas (38%). 

Confira o ranking completo dos países com os profissionais mais estressados do mundo:
01º Brasil (42%)
02º Chile (33%)
03º Austrália (20%)
04º Itália (16%)
05º Cingapura (13%)
06º Hong Kong (12%)
07º Emirados Árabes Unidos (9%)
08º Reino Unido (8%)
09º Bélgica (5%)
10º Alemanha (4%)
11º Holanda (3%)
12º França (2%)
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Saiba como lidar com colegas intrometidos

78327255Algumas pessoas, na ânsia de mostrar serviço, acabam se tornando intrometidas, passando por cima dos demais colegas, às vezes do próprio chefe, criando situações embaraçosas. Dentre as características de um trabalhador assim, estão a aparente necessidade de se aparecer nas reuniões, assumir alguma tarefa superior, comandar um projeto sem ser solicitado e se intrometer nas funções alheias.

E existem também diversos tipos de profissionais que são conhecidos como “fominhas”: os que se acham muito competente, os que querem sair na frente, os autossuficientes, que ignoram ouvir o colega por se achar muito esperto. E tem também os ansiosos, geralmente eficientes, mas que pouco respeitam a hierarquia. Para atingir os seus objetivos, muitas vezes o empregado não é leal com seu colega, além de se apropriar de ideias alheias. 

Para evitar que o ambiente de trabalho torne-se algo ruim, é necessário fazer o “fominha” entender que a maneira que ele age não é correta e não traz benefícios ao grupo. É obrigação do chefe em intervir, salientando o que é permitido ou não. Afinal de contas, todas as empresas contam com regras a serem seguidas.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Quer pedir um aumento? Saiba quais erros evitar

mq-aumento-salarioPedir um aumento salarial não é um bicho de sete cabeças, nem tão pouco algo impossível de se conseguir. Porém, é preciso mostrar trabalho, qualidades acima da média, liderança e passar para o seu chefe por que você é digno de um aumento. Pensando nisso, segue um pequeno guia com tudo o que você deve avaliar e quais erros evitar na hora de ter a tão sonhada conversa com o se chefe.

Primeiro, avalie...

É importante avaliar se o seu salário está realmente abaixo da média para o seu cargo ou função. Benefícios, como renumerações anuais e bônus, planos de seguro saúde e previdência, também devem entrar na balança. Muitas vezes você está no caso de receber uma promoção e não um aumento, dependendo das suas realizações dentro da empresa. 

Avise o seu chefe sobre a reunião, já falando de antemão de que se trata de uma reunião sobre salário. Assim, dá a ele o tempo necessário para ele próprio avaliar o seu trabalho, a sua produção e sua importância dentro da empresa. 

Depois, não cometa os seguintes erros...

Não peça aumento na hora errada. Um erro muito comum dos funcionários é ignorar o momento pelo qual a empresa está passando. Em um processo de redução de custos, por exemplo. Outros momentos pouco propícios são logo após as férias ou durante o período que segue o dissídio anual. 

Não ter um argumento que valha a pena. Pedir aumento só porque você acha que merece é um erro grave que pode passar a imagem de arrogância. Tenha em mente o porcentual de aumento que você deseja, e tenha em mãos as suas principais realizações. 

Planeje muito bem a reunião, pois se atrapalhar com as palavras, ficar nervoso, gaguejar ou mostrar insegurança podem prejudicar o momento. Opte por ser simples e objetivo. 

Não “chute” um salário só para cobrir suas despesas, busque referências de mercado sobre o salário de sua função. 

Não se compare aos outros colegas. É preciso ter muito bom senso nessa hora. Se compare a outros profissionais da sua área, e ainda assim, o faça com decência e objetividade. 

Saiba negociar, e se prepare para ter o seu trabalho avaliado, questionado e até criticado. Tudo faz parte de um processo. Não se exalte, não altere a voz, mesmo que o seu superior o deixe irritado. Se a conversa tomar rumos inesperados, procure marcar uma segunda reunião, o que pode funcionar também caso receba uma proposta aquém da esperada por você. 

Jamais faça ameaças ou minta, isso pode lhe custar o emprego e toda a reputação alcançada dentro da empresa. Ameaçar pedir demissão caso não consiga aumento, por exemplo, é uma das jogadas mais sujas que existe. Dizer que não irá mais fazer certas atividades é outra jogada baixa. E mentir também é muito arriscado, pois você corre o risco de ser desmascarado.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Otimismo do brasileiro em relação ao mercado de trabalho está menor

Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a avaliação do brasileiro em relação ao mercado de trabalho teve uma queda acentuada no último mês de maio. Para medir a opinião dos cidadãos, a pesquisa utiliza o ICD (Indicador Coincidente de Desemprego), que atingiu 1,7% em maio, contra 1,4% alcançado em abril deste ano.

Os maiores pessimistas com o mercado de trabalho atual são os consumidores com rendas entre R$ 4,8 mil e R$ 9,6 mil, englobando a classe média brasileira.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...