24 de jan. de 2014

Conheça os 30 países mais felizes do mundo

fiji-prontoA Worldwide Independent Network of Market Research realizou uma extensa pesquisa e descobriu quais são os 30 países mais felizes do mundo em 2013. A pesquisa, nomeada Barômetro Global de Otimismo, entrevistou mais de 66 mil pessoas em 65 países.

Para a surpresa de muitos, o primeiro lugar não foi preenchido por nenhum pequeno país europeu, mas sim por Fiji, afastado país insular cravado no coração da Oceania e com uma população estimada em mais de 905 mil habitantes. O Nível de Felicidade em Fiji chegou a incríveis 88%, sendo que a média mundial é de 60%. 

A pesquisa teve como principal característica medir o otimismo do povo em relação ao país em que vive para 2014. Países que andaram sofrendo com a violência, como Colômbia, México, Afeganistão, Índia, Kosovo e o próprio Brasil, também aparecem em boas colocações no ranking. Curioso notar como os habitantes de países europeus bem desenvolvidos como Holanda, Suécia e Áustria andam pessimistas em relação ao no que se iniciou. 

Confira a lista completa com o nome dos países e o Nível de Felicidade de cada um:
01º Fiji (88%)
02º Colômbia (86%)
03º Arábia Saudita (80%)
04º Argentina (78%)
05º Finlândia (78%)
06º México (75%)
07º Dinamarca (74%)
08º Índia (74%)
09º Indonésia (74%)
10º Brasil (71%)
11º Filipinas (70%)
12º Islândia (69%)
13º Papua Nova Guiné (69%)
14º Suíça (68%)
15º África do Sul (66%)
16º Marrocos (66%)
17º Peru (63%)
18º Canadá (62%)
19º Malásia (60%)
20º Afeganistão (59%)
21º Azerbaijão (59%)
22º Holanda (59%)
23º Suécia (59%)
24º Kosovo (58%)
25º Armênia (57%)
26º Bangladesh (57%)
27º Bósnia e Herzegovina (57%)
28º Coreia do Sul (56%)
29º Estados Unidos (55%)
30º Áustria (54%)
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Conheça os 20 países mais egoístas do mundo

grécia-prontoO instituto britânico CAF (Charities Aid Foundation) realizou a pesquisa World Giving Index de 2013, famoso mundialmente por medir a solidariedade dos povos, ranqueando assim os países com mais e menos pessoas que ajudam o próximo, fazem trabalhos de caridade e doações.

A pesquisa entrevistou 155 mil pessoas em 135 países, tendo como critérios três perguntas:
1. No último mês, fez alguma contribuição financeira para organizações sociais?
2. Fez algum trabalho voluntário?
3. Ajudou a um desconhecido? 

A partir dessas questões criou-se o ranking que veremos a seguir. O Brasil aparece em 91º lugar, oito a menos que a lista de 2012. O país menos generoso da América do Sul ano passado, porém, foi a Venezuela, enquanto os Estados Unidos aparecem como o país mais generoso do mundo. A primeira colocação entre os mais egoístas ficou com a Grécia (foto acima), que vem atravessando por um período nebuloso de violência urbana. 

Confira o ranking com os 20 países mais egoístas do mundo:
01º Grécia
02º Croácia
03º China
04º Albânia
05º República Democrática do Congo
06º Iêmen
07º Turquia
08º Ruanda
09º Palestina
10º Montenegro
11º Sérvia
12º Rússia
13º Mali
14º Lituânia
15º Jordânia
16º Benin
17º Macedônia
18º Bulgária
19º Vietnã
20º Geórgia
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Conhece a paralisia profissional? Saiba o que é como evitá-la

paralisia-profissional-postA paralisia profissional ocorre na vida de muitas pessoas descontentes com seu momento profissional, mas que não conseguem sair da situação e muitas vezes nem se esforçam. Isso acontece por causa de um mecanismo cerebral de preservação da espécie, que tenta nos manter longe de situações consideradas “perigosas”. Os neurônios preferem uma zona de conforto, causando consequências como uma muito comum entre trabalhadores de todo o mundo: o de viver para o fim de semana.

Mas existem algumas regrinhas para evitar a paralisia profissional. Entre elas, uma das principais, é priorizar o agora. A mente orienta decisões para que você se distancie de sentimentos ruins como insegurança, dúvida e ansiedade, fazendo com que você fuja da necessidade de tomar decisões importantes. Pergunte a si próprio: o que de pior pode acontecer? Quanto mais cedo você admitir seus medos, mais cedo eles irão se naturalizar. 

Outra questão é o chamado “paradoxo da escolha”, que é quando as pessoas se sentem paralisadas pelo medo de escolher errado diante de um cenário repleto de opções diferentes. A melhor maneira nesse caso é definir o que você mais valoriza na sua vida e transformar esses valores em critérios de decisão. Busque aquilo que irá trazer satisfação pessoal, e não o que há de melhor disponível. 

E para encerrar, ter pensamentos negativos é sempre uma má escolha. A mente humana evoluiu para priorizar a segurança diante de dúvidas que podem levar a perigos. Geralmente os comentários negativos marcam mais do que os positivos, tamanho o impacto que tais pensamentos podem causar. Para lidar com essa situação, não podemos ter medo de falhar na escolha do novo emprego, mesmo que seja um sentimento natural. Uma boa saída é realizar uma pesquisa com amigos mais próximos, perguntando quais qualidades eles veem em você. E lembre-se sempre das mudanças naturais da vida, como quando nós ficamos adultos ou passamos por situações difíceis. Sobrevivemos a elas, e isso pode ser um grande motivador.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Seus direitos: vender vale-refeição pode causar demissão por justa causa

6254_zoom-postSe você costuma vender ou negociar seu vale-refeição/alimentação no mercado ilegal, saiba que tal atitude é considerada uma falta grave e pode ocasionar demissão por justa causa, e até ser interpretada como crime de estelionato.

A finalidade do vale-refeição/alimentação – criação do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) – é melhorar as condições nutricionais dos funcionários. É comum usarmos a nosso vale-refeição/alimentação para nos alimentarmos melhor durante nosso intervalo, buscando por bons alimentos em restaurantes ou em compras em supermercados. 

Mesmo assim, segundo pesquisa recente, cerca de 6% dos funcionários costumam negociar o vale-refeição na busca por uma renda extra.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?

burnout-postA Síndrome de Burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, origina-se da dedicação exagerada ao trabalho. É uma das doenças mais marcantes do estresse profissional e se caracteriza por depressão, avaliação negativa de si mesmo, exaustão emocional e insensibilidade.

A síndrome foi constatada no início dos anos 70, pelo psicanalista norte-americano Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, e sua nomenclatura “Burnout” , to inglês “to burn out”, significa “queimar por completo”

A Síndrome de Burnout é mais comum entre profissionais dos quais se espera uma atitude solidária, como professores, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, policiais, bombeiros, comerciários, atendentes públicos, entre outros.  

Os principais sintomas:
•    Recolhimento;
•    Necessidade de autoafirmação;
•    Mudanças evidentes de comportamento;
•    Despersonalização;
•    Vazio interior;
•    Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho;
•    Descaso com as próprias necessidades pessoais - comer, dormir, se divertir;
•   Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema;
•    Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da autoestima é o trabalho;
•    Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados e tidos como incapazes. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
•    Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
•   E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

10 de jan. de 2014

Dicas para combater o medo de perder o emprego

É comum as empresas passarem por mudanças, atualizações internas e renovar o quadro de funcionários de tempos em tempos. Quando isso começa a acontecer, porém, surge o medo de perdermos o nosso emprego. Esse medo pode trazer desmotivação e até fazer com que o funcionário ameaçado parta para o lado emotivo, contando histórias tristes de como precisam do emprego.

Se você está passando por situação parecida, a MQ Consultoria em RH traz três dicas infalíveis: 

1 – Controlar a ansiedade é o mais importante. A ansiedade pode trazer pensamentos irreais, caóticos e melancólicos. Respire fundo e desvie suas atenções única e exclusivamente para o presente, para o que você estiver fazendo. 

2 – Manter a atitude positiva é uma forma de vivermos experiências. E toda experiência traz um aprendizado. Nos processos de crise é essencial você se manter otimista, além de ser um ótimo momento para uma reflexão: que virtude estou aprendendo com essa experiência? Será que estou tendo que aprender a ser mais humilde? Mais confiante? Mais paciente? Mais determinado? 

3 – Procure entregar o melhor do seu trabalho, nem que a empresa tenha anunciado cortes e você esteja no meio deles. Entregue o seu melhor, se for para sair, que saia de cabeça erguida e que saia deixando uma marca positiva para a empresa. Isso se chama Marketing Pessoal, e ela é fundamental para o bom profissional jamais ficar sem emprego.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Dez atitudes que podem fazer você perder o emprego rapidinho

E são atitudes corriqueiras, banais, que muitas vezes passam despercebidas pelos seus autores. O ambiente de trabalho precisa ser agradável a todos para fluir, aumentar a produtividade e apresentar bons resultados. Com todo mundo trabalhando com prazer, o ambiente só tende a tornar-se imbatível.

Mas existem pequenas atitudes que podem botar toda a paz abaixo: 

Não entregar o trabalho solicitado é uma das maneiras mais fáceis de perder o emprego. A falta de organização, de habilidade e até de ajuda (quando o funcionário é novato) são os principais problemas. 

Falar alto ao telefone, falar palavrões, fazer piadas preconceituosas, apresentar desleixo pessoal ou falta de higiene são muito graves. Ninguém gosta de ter por perto um funcionário que transforme o ambiente em um bar...

Imprimir documentos pessoais no trabalho, utilizar o computador da empresa para atividades como entrar em redes sociais ou bater papo com amigos. Como passamos muito tempo dentro do trabalho, abrir o e-mail ou conferir as notificações do Facebook pode ser tentador, mas nunca é aconselhável. 

Problemas pessoais não devem ser alimentados dentro do ambiente de trabalho, bem como vale aqui aquela velha máxima de que não podemos levar para casa problemas do trabalho. Passar o dia no telefone resolvendo assuntos bancários, desavenças com o marido ou mulher, problemas na escola com os filhos, enfim... Saiba separar as coisas.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Mão de obra brasileira está em 57º, segundo ranking

Realizado pelo Fórum Econômico Mundial, a primeira edição do Relatório de Capital Humano, avaliou 122 nações em termos de capacidade produtiva de seus cidadãos. O ranking usou um total e 51 variáveis divididas em quatro pilares, tendo como principais critérios: educação, ambiente estrutural, bem-estar e saúde e força do trabalho e emprego, além de diversos outros critérios secundários.

Os países europeus conseguiram as melhores pontuações e os africanos as piores.
Clique aqui para acessar o estudo completo em PDF e em inglês. 

Os 5 primeiros colocados:
1º Suíça
2º Finlândia
3º Singapura
4º Holanda
5º Suécia 

O Brasil aparece somente na 57ª posição. Veja a atuação do nosso país nos critérios correspondentes:
Capacidade de inovação: 33ª posição
Capacidade de reter talentos: 34ª posição
Facilidade de encontrar profissionais qualificados: 101ª posição
Nível de absorção de tecnologia: 48ª posição
Capacidade de atrair talentos: 44ª posição
Pagamentos relacionados à produtividade: 83ª posição
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Saúde: os benefícios da ginástica laboral

mq-ginastica-laboralGinástica laboral é uma série de exercícios físicos praticados no ambiente de trabalho que tem como objetivo colocar o trabalhador, ou uma equipe de trabalhadores, em melhores condições físicas e mentais. Com isso, a produtividade só tende a crescer, agregando mais resultados para a empresa e fazendo de seus funcionários pessoas mais felizes.

Geralmente, a ginástica laboral consiste em alongamentos pelo corpo, desde membros, passando pelo tronco à cabeça.

 Atividades propostas pela ginástica laboral:
- atividades de curta duração (10 a 15 minutos);
- atividades de pouca exigência física, tais como alongamentos, relaxamento, recreação e consciência corporal;
- atividades Preparatórias ou de Aquecimento são as realizadas antes de iniciar o trabalho, para preparar as estruturas que serão solicitadas durante as tarefas;
- atividades compensatórias ou de pausa são as realizadas em pequenos intervalos durante o expediente;
- atividades de relaxamento ou final de expediente são as realizadas ao término das atividades do funcionário com o objetivo de aliviar o cansaço e a tensão muscular.

Principais benefícios para os trabalhadores:
- Melhor integração, quando praticado em grupo;
- Correção de vícios posturais;
- Aumento na disposição ao trabalho;
- Redução de patologias e casos de Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
- Diminuição do estresse.

Principais benefícios para as empresas:
- Diminuição do número de acidentes de trabalho;
- Redução nos gastos com serviços médicos;
- Diminuição na falta dos trabalhadores por motivos de doenças;
- Satisfação dos funcionários;
- Aumento da produtividade.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...

Conheça melhor sobre o exame admissional

CapturarSimples e obrigatório, o exame admissional está previsto no artigo 168 da CLT e é solicitada pela empresa antes de firmar a contratação de um novo funcionário com carteira assinada. É um exame que comprova o bom estado de saúde físico e mental para o funcionário exercer o cargo que é lhe oferecido em sua mais completa capacidade. Um médico com especialização em medicina do trabalho realiza o procedimento, pois ele é o mais indicado a identificar doenças ocupacionais.

Podemos roteirizar um exame admissional em mais ou menos da seguinte maneira:
É realizada uma breve entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores;
O médico questionará se o funcionário sofre de alguma doença ou mal estar;
Procedimentos simples como medir a pressão e batimentos cardíacos serão realizados.

O exame admissional é importante por dar uma garantia ao empregado e ao empregador porque, se ao longo do tempo de trabalho o empregado adquirir alguma doença em decorrência de suas funções, ele poderá ser indenizado por isso.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Leia mais...