18 de jan. de 2012

O Blackout Day e seu impacto na Internet mundial

01O ano de 2012 pode entrar para a História como o ano em que o mundo, por pelo menos um dia, ficou sem os gigantes da Internet mundial. Tudo por conta do Blackout Day, nome de um protesto envolvendo Google, Facebook, Amazon e muito provavelmente o Twitter, Wikimedia Foundation (a empresa por trás do Wikipédia) e a Mozilla Foundation, a empresa do renomado navegador Firefox.

Tais empresas estão ameaçando se desligar por um dia por causa do SOPA (Stop Online Piracy Act), uma lei que há muito tramita nos Estados Unidos, que visa proteger os produtores de conteúdo da proliferação indevida e má-renumerada de suas criações. Na prática, a lei prevê o bloqueio do canal que hospeda o arquivo pirata, processo judicial e prisão dos proprietários do canal hospedeiro. Não há muito tempo, algo parecido aconteceu com os criadores do site The Pirate Bay.

02A maioria dos votos a favor do SOPA veio de produtoras cinematográficas, gravadoras e desenvolvedoras de games. Já Larry Page, Sergey Brinn (os criadores do Google, na foto acima) e Mark Zuckerberg (criador do Facebook, na foto abaixo) são contrários à lei. Pelas suas próprias palavras, “a nova lei poderia dar poder de censura a quem não deve tê-lo, ‘aleijando’ a transmissão de informações na internet.”

03Se realmente ocorrer, o Blackout Day poderá causar um profundo impacto à Internet mundial, principalmente em relação à potência do e-commerce Amazon. Se paralisar os seus serviços, muito provavelmente o Google irá também paralisar todas as suas ferramentas paralelas (YouTube, Blogger, Google+, Orkut, Google Tradutor etc) causando danos ainda maiores.

   Em tempo: no dia de hoje (18/01), usuários do Wikipédia já podem experimentar o início do Blackout Day ao tentarem fazer suas pesquisas no site. Aparece a seguinte mensagem:

05

O jeito é esperar por mais notícias, e ficar ligado na nossa sessão de Informática & Tecnologia!
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário