4 de jan. de 2012

Pessoas que Inspiram: Nelson Mandela

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”

TL007642Nelson Rolihlahla Mandela nasceu dia 18 de julho de 1918, na pequena vila de Mvezo, em Cabo Oriental, África do Sul. Apelidado de “Madiba”, Mandela ganhou diversos prêmios, tais como o Lênin da Paz (1990) e o Nobel da Paz (1993), por sua luta ativista através de métodos pacíficos.

   Sua imagem será para sempre lembrada como o mais importante transformador da história africana, principal representante na batalha pelo fim do Apartheid (1948-1994), movimento governamental que calava os direitos da grande maioria dos habitantes, formada por negros, para dar voz à pequena minoria branca.

   Nelson Mandela ficou preso de 1962 a 1990, por incentivar greves e ações para acabar com o Apartheid. Em junho de 1967, chegou a ser condenado ao enforcamento, mas conseguiu pegar prisão perpétua. Nesse longo período de reclusão, sua luta só cresceu. Em 1989, recebeu o Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, enquanto a bandeira “Libertem Nelson Mandela!” corria o planeta e incentivava pessoas e ativistas do mundo todo a se unirem por uma causa de revolução social.

   Finalmente, em 1990, Mandela foi libertado por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul. Foi Klerk, inclusive, o responsável por acabar oficialmente com o Apartheid. Nelson perdoou seus opositores, tornou-se o 1º presidente negro da África do Sul e conseguiu unir negros e brancos através da Copa do Mundo de Rugby (1995), esporte escolhido por ele para representar o recomeço de um país tão sofrido.

   Com o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela se voltaria para a luta dos direitos humanos e para a causa de diversas organizações sociais. Hoje, aos 93 anos, sua voz continua forte, única e inspiradora para milhões de pessoas ao redor do mundo.

   Fica a dica: Conheça mais sobre a libertação de Nelson Mandela assistindo ao filme “Invictus” (2009), cuja sinopse você pode conferir nesta matéria sobre grandes filmes motivacionais.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário