19 de mar. de 2012

As origens do Cinema Mundial

05 CinemaNo ultimo período da idade da pedra, foi descoberta em 1878, na caverna de Altamira, Espanha, uma imagem de javali com oito patas, pintadas de tal maneira que ao passar uma tocha, criava a ilusão do movimento, e não somente de um desenho estampado. Muito tempo depois, uma espécie de animação foi encontrada em 1970, na cidade de Burnt, no Irã. Tal animação tem cerca de 5200 anos, e trata-se de um vaso com cinco imagens pintadas, e ao girar o vaso forma-se uma animação que mostra uma cabra pulando para arrancar folhas de uma árvore. Outra descoberta importante foi referente ao Egito: uma parede em uma caverna, com uma espécie de “história em quadrinhos”, datada de 2000 a.C. Ela era constituída por imagens de lutadores em painéis sucessivos, que retratava as ações dos dois lutadores em várias posições que permitiam imaginar um exemplo de movimento, ou até mesmo um demonstrativo de golpes que se usava na luta.

06 CinemaNo século II a.C., o imperador chinês Wu-Ti somente sentiu-se consolado com a  morte da esposa após contemplar sua sombra projetada em uma tela de linho. Era o chamado jogo de sombras chinesas, que foi difundido em Java e na Índia. O jogo de sombras chinês existe desde cerca de 5000 a.C..  Consistia em figuras recortadas tradicionalmente em couro, com projeção sobre paredes e telas de linho, contendo figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narrava a ação, quase sempre sobre dragões e guerreiros. E essa arte é tida como a pioneira para a invenção do Cinema, que só ocorreria em 1895, em uma sessão realizada na sempre inovadora Paris, França.

07 CinemaDentre os primeiros aparelhos da história do cinema, destacam-se: Câmara Escura, Flipbook, Lanterna Mágica, Fuzil Fotográfico e o Cinematógrafo (foto ao lado), este último inventado pelos Irmãos Lumière (a foto que ilustra a nossa matéria) em 1895, movido a manivela e utilizando negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. Todas estas histórias costuram o início da Sétima Arte, que será tema de muitos outros posts aqui do Blog da MQ Serviços sobre o desenvolvimento tecnológico do cinema através das décadas, além dos primeiros ídolos e filmes do cinema mudo.

   Portanto, fique atento aos outros textos que contemplarão a fantástica história de uma das mais respeitadas e completas formas de arte do mundo.
Equipe MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário