28 de jun. de 2012

Entenda melhor o que é IPv6 e seu impacto na Internet mundial

IPv6-mqservicosEsta primeira semana de junho está sendo histórica para a existência da Internet. A partir do dia 06, começou a ser implantado o IPv6, protocolo que irá substituir o antigo IPv4. Empresas como Facebook, Google, Yahoo!, Time Warner Cable e Microsoft Bing mostraram o seu apoio público.

Mas o que significam esses protocolos? Cada dispositivo conectado à Internet recebe uma numeração única e exclusiva, conhecida como “endereço IP”, que o conecta com a rede global. O atual protocolo, IPv4 (Internet Protocol v4), tem espaço só para cerca de 4,3 bilhões de endereços, ou seja, distante do número de habitantes do nosso planeta. Esse protocolo foi implantado a partir da década de 1980, quando os computadores pessoais, chamados de PC, começaram a ser vendidos em grande escala. Se o protocolo não for atualizado, os dispositivos que estão online hoje (computadores, telefones, TVs, relógios) e os que estarão online em um futuro próximo (geladeiras, carros e outros) não encontrarão mais endereços, podendo causar prejuízos inestimáveis.

IPv6-mqservicos2Com a implantação do IPv6, a meta é abrir mais de 340 trilhões (isso mesmo, trilhões!) de novos endereços IP, o suficiente para abrir um espaço infinito para a Internet continuar crescendo. A transição começou dia 06 de junho, marcando a implantação de coordenadas dos principais websites e provedores de serviços mundiais. Nós, usuários comuns, não precisaremos fazer nada. Ele será implantado silenciosamente no decorrer deste ano e levará um tempo ainda não estipulado. Durante esse período, poderão ocorrer alguns erros na navegação, mas serão casos isolados.

   O IPv6 foi proposto em 1998, em pleno início da explosão da Era Digital. Naquele tempo, especialistas alertavam que a Internet teria um crescimento monstruoso nas próximas décadas, o que acabou acontecendo.
Equipe MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário