28 de jun. de 2012

Google lança projeto para preservar idiomas em extinção

google-idiomasemrisco-mqservicosFoi lançado a pouco o mais novo projeto do Google, chamado no Brasil de “Idiomas em Risco”. Se a gigante americana não consegue ter sorte com redes sociais, ela é uma das melhores em termos de cultura e conhecimento. Após o Google Earth, Sky, Street View e o Art Project – que permite o usuário a passear pelas principais galerias de arte do mundo – agora o Google apresenta um projeto que tem como objetivo preservar idiomas em extinção.

Através do mapa mundi, nós podemos navegar por culturas e idiomas tão diferentes entre si, por todos os lugares do planeta. Destacam-se os mais de 50 idiomas falados no Brasil, dentre eles o Asuriní, Juruna, Nadëb, Ofayé, Guaná e Kreen-Akarore. Cada idioma conta com um perfil exclusivo, onde os próprios usuários podem enviar vídeos, documentos e fotos para ajudar na preservação do idioma, com destaque para a informação que mostra o número atual de falantes nativos.

   Um exemplo disso é Kreen-Akarore, cujo nível de vitalidade está “em risco” e é falado por apenas 374 falantes. Como o projeto é ainda muito recente, é mais fácil de encontrar vídeos dos idiomas falados nos Estados Unidos. Com o tempo, porém, o Idiomas em Risco (ou Endangered Languages Project, em inglês) tem tudo para se tornar um guia completo a todos os fascinados por linguística.
Equipe MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário