26 de jul. de 2012

Ansiedade e estresse envelhecem mais rápido

stress-mqservicoSegundo pesquisadores do Hospital Brigham and Women, da Universidade de Harvard (Estados Unidos), a ansiedade e o stress aceleram o processo do envelhecimento natural do ser humano. Os especialistas mostraram que quanto mais ansiosa uma pessoa é, menor o tamanho de seus telômeros, estrutura do DNA associada à duração da vida e à boa saúde.

Para a pesquisa, foram coletadas amostrar de sangue de 5.243 mulheres com idades entre 42 e 69 anos. “Muitas pessoas tentam entender de que maneira o stress pode acelerar o envelhecimento”, diz a coordenadora do estudo, Olivia Okereke. “Essa pesquisa é notável, pois estabelece uma conexão entre uma forma comum de stress psicológico, que é a ansiedade acompanhada de fobia, e um mecanismo plausível para envelhecimento prematuro. No entanto, precisamos de novos trabalhos para saber mesmo se é a ansiedade que provoca o encurtamento dos telômeros, ou se é o contrário”.

Telômeros localizam-se nas extremidades do cromossomo, sendo uma proteção à presente nas pontas de um cadarço de tênis. Sempre que um cromossomo sofre uma divisão celular, os telômeros encurtam. Na visão dos especialistas, esse encurtamento tem relação com marcadores biológicos do envelhecimento.

Equipe MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário