18 de out. de 2012

Dicas para usar bem o e-mail no trabalho

email-marketing-jjjO seu chefe pede um relatório importante e, ao clicar em “Enviar” do seu e-mail, você nota que o mesmo foi com erros de ortografia, ou faltando anexos, ou com outros erros que podem gerar uma pequena gafe entre seu chefe e você.

É preciso ter cuidado com o e-mail corporativo, pois ele carrega a sua imagem profissional na empresa. Para isso não virar um empecilho, nós separamos algumas dicas de como usar o e-mail no trabalho de forma correta e completa. 

Uso pessoal. É um erro tão comum que muitos se negam a entender que usar e-mail pessoal no trabalho pode significar demissão. Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho limitou o poder de fiscalização das empresas a computadores e e-mails corporativos, mas nem por isso você deva usar o e-mail pessoal. 

Evite abreviações. Nada de “vc” no lugar de “você”, nem “tb” para também. Essa linguagem simplória, muito utilizada nas redes sociais, é um pesadelo para muitas empresas e para todos aqueles que gostam do português bem escrito. 

Escrever em Caps Lock, que é escrever uma ou mais palavras inteiras em letras maiúsculas. No mundo da Internet, Caps Lock significa que você está gritando ou está bravo. Assim sendo, o destinatário pode ter uma má interpretação e achar que ele está sendo ofendido. 

Reler o e-mail duas ou mais vezes é importante para evitar erros ortográficos e concordâncias, pois letras trocadas e erros de digitação, mesmo se forem poucos, vão chamar a atenção do destinatário, mas por outras razões. 

E para completar, é importante decidir se o e-mail será informal ou formal. Por exemplo, começar com “oi” e terminar com “atenciosamente” pode sugerir uma controvérsia da sua parte. Essa mistura de tratamentos não é a mais indicada no ambiente corporativo. Se começar a mensagem de maneira mais formal, deve terminá-la da mesma maneira.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário