5 de fev. de 2013

Bullying no trabalho: como lidar com essa desagradável situação

mq-11O bullying é uma das mais desagradáveis situações que uma pessoa pode enfrentar. Se a prática é – infelizmente – bastante comum nas escolas, entre os alunos, cresce a cada dia também no ambiente de trabalho. E o bullying pode partir tanto dos colegas quanto de superiores, e muitas vezes a vítima permanece calada por ter medo ou por insegurança de não conseguir um emprego com benefícios financeiros tão bons.

Verdade é que o bullying ganhou maior destaque após a explosão das redes sociais. Junto com elas, vieram mensagens de ódio, racismo, preconceito, intolerância e desrespeito para com o próximo. Empresas como Facebook e mais antigamente o Orkut passaram por maus bocados com a Justiça, pois é dever dessas empresas buscarem e apagarem da rede tais mensagens, ainda que muitos grupos continuam se articulando longe dos olhos da sociedade, principalmente nos milhares de fóruns espalhados pela Internet. 

E no trabalho, o bullying costuma se intensifica somente depois que os envolvidos passam a ter certa intimidade dentro do ambiente de trabalho. Sem contar que o bullying pode levar a vítima a apresentar baixa auto-estima, medo, angústia, mudanças de humor, insônia e depressão. É pensando nisso que o Blog da MQ Serviços RH traz algumas ótimas dicas para você evitar ou enfrentar o bullying no trabalho, pois todos nós somos iguais e merecemos ser tratados com o mesmo respeito, não é mesmo? 

Se se relacionar com o chefe ou colegas não é do seu feitio, limite-se apenas a assuntos diretamente ligados a questões profissionais. 

Evite assuntos polêmicos, pois os mesmos geram discussões e desentendimentos que podem levar a bullying. Considere assuntos leves e amenidades. 

Se você segue os dois primeiros itens à risca, faça o mais simples: ignore. Quanto mais você ignorar, mais estará mostrando a sua posição contra. Se você ficar dando ouvidos e se irritando, estará alimentando os agressores. 

Se nada disso adiantar, converse com o seu chefe ou com superiores. Se são eles os próprios agressores, busque as autoridades. 

O artigo 225 da Constituição brasileira resguarda a dignidade das pessoas e permite que, quem se sente ameaçado ou humilhado pode entrar na justiça e pedir indenização por danos morais e materiais.  Se preferir, procure a polícia, relate o caso e peça maiores informações sobre como proceder legalmente.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário