5 de fev. de 2013

É adiado o prazo para o uso das novas regras ortográficas

mq-19Segundo comunicado da Presidência da República, o novo Acordo Ortográfico teve seu prazo de uso das regras adiado de dezembro de 2012 para somente 31 de dezembro de 2015. A medida serve para a população se acostumar melhor com as regras e tirar dúvidas, uma vez que mesmo com diversas apostilas publicadas na Internet, muitos têm dificuldades em aplicar as novas regras.

O mesmo procedimento se aplicará aos concursos de 2013, onde as duas ortografias serão aceitas. Somente as provas de Língua Portuguesa estão repaginando de acordo com o decreto, ainda que indiretamente, mas sem causar problemas aos candidatos. 

O novo Acordo Ortográfico entrou em vigor com a proposta de aproximar o português dos continentes Africano, Americano, Asiático e Europeu. A língua portuguesa é a língua-mãe dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guine-Bissau, Moçanbique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e obviamente Portugal. Com isso, a língua foi unificada, dividindo opiniões entre intelectuais e especialistas brasileiros. 

Relembrar nunca é demais: conheça as principais alterações da reforma. 

* Oficializaram-se as letras “W”, “Y” e “K”;
* O ditongo aberto nos grupos “ei” e “oi” perderam o acento agudo, somente de palavras paroxítonas como: ideia, assembleia, paranoico, heroico;
* O acento circunflexo usando nos hiatos “oo (s)” e “eem” foi extinto como em: enjôo e crêem;
* O trema foi extinto, porém a pronúncia da palavra foi preservada. Exemplos: Linguiça, tranquilo,  sequência;
* O hífen apresentou obrigatoriedade diante de palavras iniciadas por “h” e entre a repetição da mesma letra, como: semi-hemisfério e arqui-inimigo. A dobra do “r” que não era comum, também ocorreu nos prefixos terminados por vogal e palavras por “r”, como em: autorretrato, contrarrevolução, entre outros.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário