3 de jul. de 2013

OIT aponta que doenças no trabalho matam até 2 milhões por ano no mundo

OITAnualmente, aproximadamente 2% da população mundial são acometidas por alguma enfermidade devido à profissão. Os dados são do OIT (Organização Internacional do Trabalho), publicados com exclusividade nesta terça (23). Por ano, 2,3 milhões de mortes têm algum tipo de ligação com a atividade exercida pelo trabalhador, segundo consta no relatório A Prevenção das Enfermidades Profissionais.

Entre as doenças que mais geram mortes, estão as que afetam músculos, pulmão e ossos, além de transtornos mentais. No Brasil, existe a possibilidade de termos mais de 6 milhões de trabalhadores expostos a partículas de pó de sílica, para ficarmos em um exemplo. O pó de sílica é uma matéria-prima do vidro e um dos componentes do cimento, causadora da pneumoconiose, que é contraída pela simples inalação da poeira. Possível falência respiratória, falta de ar e redução da elasticidade do tecido pulmonar estão entre os males causados por essa doença específica. 

As doenças mentais também são uma grande preocupação em nosso país. Tendo a depressão no topo da lista, com mais de 5,5 mil casos registrados, esses transtornos mentais geraram mais de 166,4 mil auxílios-doença concedidos recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São números alarmantes. 

A ausência de prevenção no trabalho adequada contra essas e outras doenças causa um profundo impacto – além na vida pessoal dos atingidos – nos sistemas previdenciários. Estima-se que são gerados encargos financeiros em torno de US$ 2,8 trilhões anuais, ou 4% do PIB mundial.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário