24 de jan. de 2014

Conhece a paralisia profissional? Saiba o que é como evitá-la

paralisia-profissional-postA paralisia profissional ocorre na vida de muitas pessoas descontentes com seu momento profissional, mas que não conseguem sair da situação e muitas vezes nem se esforçam. Isso acontece por causa de um mecanismo cerebral de preservação da espécie, que tenta nos manter longe de situações consideradas “perigosas”. Os neurônios preferem uma zona de conforto, causando consequências como uma muito comum entre trabalhadores de todo o mundo: o de viver para o fim de semana.

Mas existem algumas regrinhas para evitar a paralisia profissional. Entre elas, uma das principais, é priorizar o agora. A mente orienta decisões para que você se distancie de sentimentos ruins como insegurança, dúvida e ansiedade, fazendo com que você fuja da necessidade de tomar decisões importantes. Pergunte a si próprio: o que de pior pode acontecer? Quanto mais cedo você admitir seus medos, mais cedo eles irão se naturalizar. 

Outra questão é o chamado “paradoxo da escolha”, que é quando as pessoas se sentem paralisadas pelo medo de escolher errado diante de um cenário repleto de opções diferentes. A melhor maneira nesse caso é definir o que você mais valoriza na sua vida e transformar esses valores em critérios de decisão. Busque aquilo que irá trazer satisfação pessoal, e não o que há de melhor disponível. 

E para encerrar, ter pensamentos negativos é sempre uma má escolha. A mente humana evoluiu para priorizar a segurança diante de dúvidas que podem levar a perigos. Geralmente os comentários negativos marcam mais do que os positivos, tamanho o impacto que tais pensamentos podem causar. Para lidar com essa situação, não podemos ter medo de falhar na escolha do novo emprego, mesmo que seja um sentimento natural. Uma boa saída é realizar uma pesquisa com amigos mais próximos, perguntando quais qualidades eles veem em você. E lembre-se sempre das mudanças naturais da vida, como quando nós ficamos adultos ou passamos por situações difíceis. Sobrevivemos a elas, e isso pode ser um grande motivador.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário