9 de abr. de 2014

Dicas importantes de etiqueta profissional nas redes sociais

mq-etiqueta-profisionalAs redes sociais dão voz às nossas opiniões sobre diversos assuntos, muitos deles polêmicos demais para serem tratados através de “posts” ou “tweets” abertos publicamente. Ainda mais quando mantemos colegas de trabalho e até chefes entre nossas conexões, todo cuidado é pouco e existe uma linha muito tênue entre o que fazer e o que não fazer nas redes sociais.

Afinal de contas, a sua credibilidade pode ser seriamente abalada e colocar o seu emprego em risco. Todo cuidado é pouco, e pensando nisso a MQ Consultoria em RH traz para você uma dicas muito importantes que devem ser seguidas à risca. As dicas não visam bloquear sua liberdade de expressão na Internet, mas sim saber usar o bom senso na hora de abordar determinados assuntos. 

Uma das principais dicas é Não postar fotos sensuais. Fotos de biquíni na praia ou outros tipos de fotos sensuais não pegam bem quando você tem adicionado na sua rede social um superior ou até mesmo alguém do mesmo nível hierárquico. Fotos como essas devem ser compartilhadas apenas entre as pessoas mais próximas, preservando assim a sua imagem de profissional

Outras dicas infalíveis: Não falar sobre assuntos polêmicos como política, religião e opção sexual, ainda mais quando você tem em sua rede social colegas de trabalho, pois normalmente não possuímos muitas informações sobre as posições que eles tomam em relação a assuntos que não envolvam o lado profissional. Limitar fotos com colegas de trabalho, Jamais publicar fotos onde pareça estar embriagado, Não paquerar colegas de trabalho, Não falar mal de chefes e empregos anteriores e Não cometer erros de portuguêsestão entre os comportamentos que mais podem prejudicar o seu emprego. 

Além disso, é de extrema importância Jamais postar assuntos sigilosos da empresa e Não convidar seu chefe sem ter intimidade. E para fecharmos a nossa lista de dicas, um erro comum entre todos que utilizam principalmente o Facebook: postar coisas aparentemente inocentes como “Ainda bem que chegou a sexta-feira” ou “Chega meia-noite, mas não chega 18 horas”. Claro, a semana de trabalho costuma ser estressante em muitas empresas, mas posts desse tipo podem ser interpretados como uma reclamação ao volume de trabalho ou ao seu ambiente de trabalho. 

Gostaram das dicas? Fique ligado(a) no Blog MQ Consultoria em RH para mais dicas sobre assuntos que interessam a todos nós.

Nenhum comentário :

Postar um comentário