18 de nov. de 2011

Dicas de etiqueta profissional para quem procura emprego

02Nada como iniciar um novo trabalho deixando uma boa primeira impressão. Em meio a um mundo tão competitivo como o nosso, onde cada vaga de emprego é disputada com grande empenho, é de suma importância para o candidato conhecer algumas importantes dicas de etiqueta profissional, ou etiqueta empresarial.

Etiqueta é o conjunto de normas de como agir, se vestir e o que dizer em encontros sociais, situações formais e dentro de um ambiente de trabalho. Como sabemos, não existe nada melhor do que trabalhar em um lugar onde todos, de funcionários a superiores, se respeitem e possam conviver em harmonia.

Você que está à procura de emprego, responda a questão: para uma mesma vaga, disputam dois candidatos de igual capacitação técnica. Qual deles tem mais chances? A resposta é simples: irá conquistar a vaga quem for mais gentil, tratar melhor as pessoas e souber se comportar melhor.

03Para ajudar você, caro candidato, aqui vai algumas dicas valiosas de etiqueta profissional:
1. Tenha pontualidade. Especialistas defendem a tese de que pontualidade é o ponto mais importante.
2. Olhe nos olhos durante uma conversa. Isso demonstra segurança.
3. Deixe os modismos no guarda-roupa e invista em roupas discretas e neutras.
4. Não fique de braços cruzados nem fique sentado de forma desleixada. A postura é essencial para uma boa etiqueta profissional.
5. Ao apertar a mão de alguém, que seja um aperto de mão firme, demonstrando prazer por estar em contato com a outra pessoa.
6. Por mais que assuntos externos o estejam atrapalhando, não deixe que a distração o afaste da conversa.
7. Não deixe de cumprimentar a todos com um “bom dia” ou a expressão adequada para o horário.
8. Nada de negatividade. Aja e pense com positividade, para sempre alcançar bons resultados e para manter-se equilibrado emocionalmente nas mais distintas situações.

Agora que você já conheceu algumas das principais dicas de etiqueta profissional, desejamos boa sorte na sua busca por emprego e que você encontre aquele que melhor se encaixe com seu perfil.
Equipe MQ Serviços RH.