12 de dez. de 2011

Saiba o que fazer caso sua Carteira de Trabalho for perdida ou roubada

Foto 01A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um dos documentos mais importantes que podemos ter. Ela guarda o registro completo de todas as experiências e empregos anteriores, sendo um irretocável histórico da nova vida profissional.

Caso você tenha perdido ou alguém tenha roubado a sua carteira de trabalho, siga estas etapas desenvolvidas pela MQ Serviços RH, com base em informações cedidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego:

1. Vá a uma delegacia de polícia e solicite um boletim de ocorrência;

2. Peça um novo documento à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua cidade, ou os Postos de Atendimento ao Trabalhador. Para tanto, você precisa levar os seguintes documentos:
•    Boletim de ocorrência;
•    Uma foto 3x4 recente;
•    Certidão de casamento, identidade ou de nascimento;
•    Extrato do FGTS ou qualquer documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida;
•    Cópia da ficha de registro com carimbo do CGC da empresa;
•    Termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe.

Recuperando o registro de experiências anteriores

   Com a nova carteira de trabalho em mãos, é hora de recuperar o registro das experiências anteriores.
1. Solicite à Superintendência Regional o histórico que os antigos empregadores lançaram no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) ou na Rais (Relação Anual de Informações Sociais). Tanto o primeiro quanto o segundo são sistemas ligados ao Ministério do Trabalho e do Emprego, e contém informações valiosas. Porém, vale lembrar que a superintendência começou a coletar tais dados a partir de 1976, e nem sempre as empresas enviam as informações solicitadas ao ministério.

2. Se esse for o caso, procure as empresas em que trabalhou e peça que repasse as informações à sua nova carteira. Se alguma delas não existir mais – por ter declarado falência, por exemplo – você deve ser encaminhado à Justiça do Trabalho junto à superintendência.

Com essas etapas, você terá uma carteira de trabalho nova, pronta para preenchê-la com novas experiências.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário