5 de dez. de 2011

Timidez: Como aprender a superá-la

Foto 01A timidez faz parte da personalidade de muitos. No dia a dia, a timidez pode atrapalhar na hora de pedir ou dar informações a desconhecidos, a portar-se e a falar em público. Seu impacto na nossa vida pode ser decisivo, ainda mais quando se trata de sair à procura de emprego ou abrir o próprio negócio. Com características cada vez mais exigentes, as empresas tendem a não olhar para os tímidos, mesmo que suas qualidades sejam muitas.

No ambiente de trabalho, ser tímido pode ser um grande problema. Existem casos de timidez cuja pessoa se nega a falar por medo de ser rejeitado, ou por medo de perder o cargo em que se encontra. Esse bloqueio todo impede que emoções e sentimentos sejam expressos com toda sua intensidade. A timidez ainda pode virar um ciclo, formado pela timidez situacional e pela timidez crônica.

   A timidez situacional, como o próprio nome sugere, se manifesta em ocasiões específicas. Já a crônica é muito mais grave, e se manifesta em todos os aspectos do convívio social, podendo levar à depressão e à reclusão.

   Mas, e para o candidato a uma vaga de emprego que seja tímido (a), como superar essa característica? A MQ Serviços RH relacionou algumas dicas infalíveis para você:

01 – Lembre-se que está tudo na sua cabeça. Aprenda a dominar as situações que desencadeiam sua timidez;

02 – Alimente a sua autoestima, pois precisamos dela como combustão para a vida. Aprenda a amar-se acima de tudo, pois a autoconfiança é o ponto de partida para o sucesso.

03 – Procure falar com uma nova pessoa sempre que sair. Pode ser em uma loja, no banco, na rua ou algum lugar que você costuma frequentar.

04 – Caminhe por um local público sempre que puder.

05 – Jamais tenha medo de fracassar. Só errando é que amadurecemos, absorvemos conhecimento e criamos “utensílios” para lidar com os imprevistos do cotidiano.

06 – Estabeleça metas para o dia a dia, tratando-as como prioridade, mesmo que para isso você tenha que conversar com pessoas e entrar em contato com elas.

07 – E o mais importante: enfrente as situações que lhe deixam tímido, uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias.

   Gostou das dicas? Pois esperamos que elas o ajudem e que você tenha muito sucesso em sua vida profissional e pessoal!
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário