5 de dez. de 2011

Pessoas que inspiram: Stephen Hawking

Foto 01Para inaugurar a sessão “Pessoas que Inspiram”, vamos direcionar nossas luzes brevemente para a vida e obra de um dos maiores cientistas do mundo. A vida de Stephen Hawking nos inspira por ele ter de superar, dia após dia, uma rara doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica, que paralisa os músculos do corpo sem atingir o cérebro. Ainda sem cura, a doença foi descoberta em Hawking quando este tinha apenas 21 anos, em 1963. Desde que sua situação piorou, na década de 1980, quando contraiu uma forte pneumonia, Hawking usa um sintetizador de voz para se comunicar.

Nenhum desses obstáculos, porém, foi suficiente para deter sua inteligência emblemática, seu olhar visionário e seus trabalhos avassaladores. Stephen Hawking nasceu na cidade britânica de Oxford, no mesmo dia de 300 anos do aniversário de Galileu Galilei (08 de janeiro de 1942). Sua carreira brilhante obteve o auge quando se tornou professor de Matemática na Universidade de Cambridge, posto que já fora de Isaac Newton.

Foto 02Perito em gravidade quântica e cosmologia teórica, Hawking já publicou mais de 10 influentes livros, dentre eles:
1988 – Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros
1994 – O Fim da Física
1996 – A Natureza do Espaço e do Tempo
2005 – Os Gênios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes
   Sua obra mais recente é “O Grande Projeto”, publicado neste ano de 2011. Fora os trabalhos técnicos, Hawking ainda é o autor dos livros infantis “George e o Segredo do Universo” (2007) e “George's Cosmic Treasure Hunt” (2009).

   Até o momento, Stephen já recebeu 13 títulos, prêmios ou medalhas. Destacam-se: Ordem do Império Britânico (Comandante) em 1982; Membro da Pontifícia Academia das Ciências em 1986; e Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II em 1989. Sobre o seu legado, vale lembrar a chamada Radiação Hawking, nome dado a um trabalho de 1974, quando o cientista calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas.

   Como curiosidade, vale lembrar que Stephen Hawking participou da música “Keep Talking”, gravada pela banda britânica de rock progressivo Pink Floyd e lançada no álbum “The Division Bell” (1994).
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário