18 de jan. de 2012

Pessoas que Inspiram: Walt Disney

NUP_100900_0001O lema de Walt Disney sempre foi “Continue seguindo em frente”, e ele carregou tal aprendizado por toda a sua vida. De infância difícil, o pequeno Walter Elias Disney costumava sofrer nas mãos severas de seu pai, Elias Disney. Essa fase tão dura teria um fator significativo para tudo o que Walter faria para as crianças - os desenhos, os personagens, o parque temático, o universo mágico que criaria. Era uma forma de se sentir feliz, de poder dar alegria a milhões de crianças espalhadas pelo mundo.

Assista à estréia de Mickey Mouse, em 1928:

   Walter nasceu dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, Estados Unidos. Ainda quando criança, ele descobriu que não tinha certidão de nascimento, alimentando a idéia de que seria filho adotivo. Com a chegada da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Walter bem que tentou se alistar, mas foi recusado por não ter idade o suficiente. Frustrado, ele e mais um amigo se juntaram à Cruz Vermelha. Foi enviado para a França, onde passou um ano dirigindo ambulâncias. De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na "Kansas City Art School", dando cabo à sua vontade em trabalhar com artes.

Em 1922, fundou o pequeno estúdio Laugh-O-Gram junto com seu irmão Roy e seu amigo Ub Iwerks, especializando-se em animar famosos contos de fadas. O estúdio durou apenas 1 ano, mas serviu de base para a mudança do trio até Hollywood, Los Angeles, onde Walt vendeu todo seu catálogo para a distribuidora M. J. Wrinkler. Mesmo recebendo 1.500 dólares por cada filme, Walt, Roy e Ub se viram no vermelho, atolados em prejuízos.

10Na segunda metade da década de 1920, o personagem Gato Félix era a maior sensação entre a criançada dos Estados Unidos. Numa tentativa de bater de frente com seu estrondoso sucesso, Ub Iwerks começou a desenhar uma série de círculos, buscando por alguma inspiração. Assim nasceu Mickey Mouse. Ub apresentou sua criação a Walt Disney, que adorou aquele camundongo esperto. Já no início da década de 1930, não se falava em outra coisa a não ser Minnie, Pluto, Pato Donald e Pateta. Entre 1929 e 1939, foi produzida a série "Silly Symphonies" (Sinfonias Bobas), onde o próprio Disney contracenava ao lado de seus queridos personagens. O programa causou grande furor, principalmente por ter sido a primeira série em desenhos produzida em cores.

11Teve início aí o magnífico império de fantasias de Walt Disney, que se solidificaria ainda mais nos cinemas, onde foram produzidos alguns dos maiores clássicos infantis de todos os tempos, como “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937) e “Bambi” (1940). Em 1955, obteve seu maior êxito ao inaugurar a Disneylândia, um mega parque de diversões localizado em Anaheim, Califórnia. Entre os anos 50 e 60, Walt investiu em filmes com atores de verdade e histórias diversificadas. Dessa época, "Mary Poppins" (1964) concorreu a 14 categorias do Oscar, levando cinco deles, incluindo o de Melhor Atriz para Julie Andrews.

   Walt Disney morreu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, vítima de câncer. Em 1971, foi inaugurada a Walt Disney World, perto de Orlando, Flórida.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário