14 de mai. de 2012

O que é piso salarial?

piso-salarialPara você caro (a) leitor (a) que não sabe direito o que é e como funciona o piso salarial, o Blog da MQ Serviços explica para melhor orientá-lo (a). Piso salarial é o menor salário pago a um trabalhador dentro de uma profissão específica, geralmente caracterizado por funcionários de diversos setores dentro de um mesmo ambiente econômico.

Dentre os exemplos de categorias profissionais, estão os trabalhadores das áreas de transporte, civil, professores, bancários, metalúrgicos, comerciários e toda e qualquer atividade econômica que seja formada dentro de uma empresa. Geralmente, o piso salarial é negociado entre as partes formadas por patrão e trabalhador, e estabelecido na data-base (que pode ser o mês no qual o sindicato representante discute o reajuste do piso salarial, por exemplo) da categoria profissional e selada por uma convenção coletiva de trabalho ou até mesmo por um acordo.

   Vale lembrar ainda que por causa dos pisos salariais terem sua validade baseada somente para trabalhadores abrangidos por determinados documentos, o valor do piso salarial de uma mesma categoria profissional pode variar conforme o estado, empresa ou cidade. Fruto de negociações diversas, um professor pode ganhar um valor em Porto Alegre diferente do valor fixado em São Paulo, para ficarmos em um exemplo básico. E o mesmo se também aplica dentro de um Estado, onde o piso de um professor que trabalha na capital pode ser diferente do definido para quem trabalha no interior. Outro detalhe é que o piso varia também para profissões diferentes dentro de uma mesma categoria.

   Gostou? Esperamos que esta introdução seja útil e informativa a você. Fique atento para outros textos sobre desenvolvimento pessoal e dicas para quem está em busca de um emprego.
MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário