23 de ago. de 2012

CPF já pode ser pedido pela Internet

cpfA partir do início deste mês de agosto, contribuintes poderão solicitar a inscrição do CPF através do site oficial da Receita Federal. O serviço será gratuito e fazem parte do perfil pessoas entre 16 anos e 25 anos e possuir título de eleitor.

O CPF é gerado na hora, após o interessado preencher um formulário com informações pessoais, utilizando um cruzamento de dados disponíveis no Fisco e em outros órgãos do governo. Após esse processo, o usuário deve anotar ou imprimir o número, e já passa a ficar cadastrado na Receita. Caso o contribuinte perca o número, ele só poderá recuperar a informação em uma das unidades da Receita Federal. 

   Segundo pesquisa, há cerca de 170 milhões de CPFs no Brasil. A expectativa inicial do serviço online é gerar aproximadamente 200 mil novos CPFs por mês. Em 2010, o Ministério da Justiça lançou o RIC (Registro de Identidade Civil), futuro substituto do RG e que agrupará, em um só cartão, os números do CPF e do título de eleitor. Ainda não existe uma data de lançamento oficial do RIC.
Equipe MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário