5 de fev. de 2013

5 dicas valiosas para escrever um bom e-mail corporativo

mq-08Não existe nada melhor do que saber redigir um e-mail corporativo que seja claro e fácil de ser entendido. Erros de gramática, gírias ou informalidade são os principais vilões na hora de escrever um bom e-mail.

Redija saudações inicial e final com adequado grau de formalidade. Os mais utilizados costumam ser “Prezado” e “Atenciosamente” para iniciar e encerrar um e-mail corporativo. Evite “bom dia”, “olá”, “abraços” ou outras saudações muito menos formais. 

Há tempos o e-mail vem sendo considerado um documento como outro qualquer, podendo assim ser usado contra ou a favor de você mesmo. Portanto, escreva de forma clara e evite tratar de assuntos pessoais no e-mail corporativo ou até mesmo usar a ferramenta para falar mal de colegas ou superiores. 

Ter um objetivo é essencial, ponderando o motivo do seu e-mail e pedindo por um retorno. As frases finais mais utilizadas nessa categoria são: “qualquer dúvida, estou à disposição” ou “aguardo seu retorno”. 

Uma das coisas mais irritantes em um e-mail são as frases escritas em caixa alta, o famoso Caps Lock. Usar tal ferramenta pode passar a sensação de que você está gritando com o destinatário. Se quiser destacar algo, use negrito, sublinhado ou cor de destaque. 

Quanto mais longo e arrastado for o e-mail, menos atrativa será para o leitor. Utilize frases curtas e claras, escreva em tópicos para uma melhor organização de ideias. Mas não caia na armadilha de escrever palavras abreviadas, pois pode passar a imagem de falta de cuidado com o interlocutor.
Equipe MQ Consultoria em RH.

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