5 de fev. de 2013

Projeto de lei propõe cotas para mulheres nos conselhos de administração

mq-09De autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), está em discussão um projeto de lei que propõe um sistema de cotas para mulheres nos conselhos administrativos, o que vem causando certa polêmica interna. Segundos dados da Women on Boards 2011, o Brasil se encontra brigando contra tal tabu, à frente de países como Itália, Japão, Índia e Portugal, mas atrás de países como Noruega, Estados Unidos, China e França.

A pesquisa aponta que cada vez mais as mulheres ganham espaço, e no nosso país elas ocupam 7,7% das posições na alta administração das companhias brasileiras abertas. Em 2011, de 147 empresas, 165 mulheres ocupavam 204 posições nos CAs, uma ótima marca. A ideia do projeto de lei é atingir o patamar de 40% das mulheres nos conselhos, mesmo índice da Noruega desde 2004. Se aprovada, a expectativa é que o Brasil atinja tal meta somente em 2022. 

Outra expectativa é que caia a diferença de salários entre mulheres e homens que trabalhem em funções idênticas, tendo ainda em discussão uma Lei Complementar que aplica multa a empresas que pagarem salários maiores a homens. Atualmente, 84% das empresas não monitoram diferenças salariais em função de gênero, segundo a World Economic Forum.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário