Para muitas pessoas, desligar-se do trabalho e ser feliz nas merecidas férias de fim de ano é uma tarefa árdua. O estresse, as tarefas pendentes, as responsabilidades que estarão de volta em janeiro, as metas futuras... O que era para ser um tempo de lazer transforma-se em um pesadelo, podendo prejudicar o ambiente familiar.
E é pensando nesse cenário nada agradável que a ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) publicou uma listinha de dicas a serem seguidas à risca, mesmo que isso provoque uma “batalha” entre você e você mesmo (a):
Para antes das férias, estabeleça metas e cumpra-as; evite deixar tarefas pendentes, pois elas poderão ser a sua assombração no período de descanso; gerencie o seu tempo; defina prazos para a realização de afazeres; e, se necessário, faça da sua secretária eletrônica uma fiel amiga: deixe uma mensagem de férias para quem ligar.
Já durante as férias, a primeira e mais importante regra é: NÃO trabalhe nas férias! Outras boas dicas são: esqueça os problemas do trabalho; dedique um tempo para si mesmo; mantenha o bom humor e otimismo; planeje passeios e programas; preserve sua espiritualidade; não atenda ligações do trabalho (a não ser que sejam realmente urgentes); desligue-se de tudo; aproveite todo o tempo e não se prenda a horários. Coloque na cabeça que, durante as férias, o relógio e o despertador não podem gerar aquele efeito de como quando você tem que trabalhar.
Gostou das dicas? Fique ligado (a), pois muitas outras virão. Acompanhe as nossas notícias e não deixe de conferir o nosso blog!
Equipe MQ Consultoria em RH.
Nenhum comentário :
Postar um comentário