7 de fev. de 2012

Pessoas que Inspiram: Carlos Drummond de Andrade

MQ 11A Literatura Brasileira pode se orgulhar de ter em sua história um dos personagens mais emblemáticos, geniais e inspiradores do mundo. Com mais de 60 obras publicadas, Carlos Drummond de Andrade viveu intensamente, marcou a nossa cultura e a enriqueceu com suas poesias, suas crônicas, prosas e trabalhos infantis.

MQ 12No início da década de 1940, a cidade mineira de Itabira (a 104 quilômetros da capital Belo Horizonte) ficou conhecida como “A Cidade do Ferro” por ser origem da Companhia do Vale do Rio Doce. Mas Itabira não ficaria conhecida só por esse motivo. Décadas antes, mais precisamente no dia 31 de outubro de 1902, nascia ali Carlos Drummond de Andrade, que usaria sua terra natal como palco de muitas de suas obras.

   Ainda jovem Carlos Drummond foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo, formando-se em farmácia. Junto com o amigo Emílio Moura, fundou “A Revista”, para divulgar o movimento modernista no Brasil. Em 1930, foi publicado seu primeiro livro, “Alguma Poesia”, abrindo as portas para uma trajetória de eternos clássicos, como “A Rosa do Povo” (1945), “A Última Pedra no Meu Caminho” (1950), “Amor, Amores” (1975), “O Elefante” (1983) e “Tempo Vida Poesia” (1986).

MQ 13Um ponto que chama a atenção na vida de Carlos Drummond é que ele trabalhou como funcionário público na maior parte da sua vida. Em 1986, a saúde de Carlos Drummond é abalada após sofrer enfarto e permanecer doze dias internado. No dia 31 de janeiro do ano seguinte, ele escreve seu último poema, “Elegia a um tucano morto”, que passa a integrar “Farewell” (“despedida” ou “adeus” em inglês), seu último livro. Em 05 de agosto, sua única filha, a escritora Maria Julieta, falece em decorrência de um câncer ósseo, abalando ainda mais a saúde do poeta.

   Apenas doze dias depois da morte da filha, falece Carlos Drummond, aos 85 anos. Um de seus últimos comentários foi: “E assim vai-se indo a família Drummond de Andrade”.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário