29 de jul. de 2013

Pesquisa revela que mentimos mais no trabalho do que em casa

mq-mentiraCada país tem a sua cultura profissional modelada pela história do trabalho e pelo comportamento dos profissionais. No Brasil, a falta de liberdade dentro das empresas induz até que o trabalho dentro delas torne-se desonesto, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo. Historicamente, nós herdamos da cultura ibérica a hierarquia extrema, onde a maioria dos funcionários tem medo de dialogar com os chefes, obrigando-os a mentir.

A situação no Brasil parece estar se agravando a tal ponto que multinacionais estão aderindo à criação de espaços sem divisórias nem paredes, desenvolvendo assim o hábito de busca pela informação, derrubando a barreira que sempre existiu entre funcionários e chefes, geralmente separados por cômodos muito bem fechados. 

O novo modelo parece estar surtindo efeito, mas a mentira ainda incomoda. Às vezes, é inofensivo. Outras, dependendo do ambiente que tivermos ao nosso redor, pode ser muito prejudicial. A pesquisa, que foi comparada a outras duas – uma inglesa e outra alemã – aponta que no trabalho o funcionário inventa mais desculpas, por uma série de razões: para consertar erros dele próprio, para encobrir erros de colegas, para mostrar conhecimento em algo ou por medo do chefe.
Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário