5 de mar. de 2012

Como a China se tornou a segunda maior potência econômica do mundo?

13 ChinaProvavelmente você já deve ter se deparado com algum produto com a frase “Made in China”. Durante muitos anos, houve uma espécie de preconceito velado em relação aos produtos fabricados no país asiático. Várias teorias, porém, foram desmanteladas no segundo semestre de 2010, quando a China se tornou a segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Especialistas garantiam que a China só chegaria a tal posto por volta de 2016.

Mas como a China conseguiu superar o caos econômico deixado pela revolução cultural de Mao Tsé-Tung e ter ultrapassado países poderosos como Alemanha, França e Grã-Bretanha? A resposta está alocada no passado.

14 MaoApós a morte de Mao Tsé-Tung (foto ao lado), em 1976, Deng Xiaoping e seus aliados começaram a recolocar o país em seu devido lugar. Apenas dois anos mais tarde, a China abriu suas portas ao restante do mundo, iniciando uma bem sucedida série de reformas econômicas, alcançando a meta de transformar o país em um grande exportador de produtos de baixo custo. O crescimento econômico foi inevitável, e a mão de obra barata atraiu os olhares de centenas de empresas estrangeiras. Já nos anos 1980, a China passou a ser uma esmagadora potência exportadora.

12 ChinaMesmo com o fim da União Soviética (atual Rússia), em 1991, a China permaneceu com seu regime fechado. Nos anos seguintes, foi recebendo diversas tecnologias estrangeiras que fortaleceram a mão de obra e modernizaram o país. Não à toa, a China é hoje o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, abrigando mais de 1,3 bilhão de habitantes, aproximadamente um sétimo da população total da Terra.

   A revolução econômica se mostrou ótima para a saúde do país, tirando mais de 400 milhões de chineses da miséria. Com a produção em massa, os preços dos produtos ficaram extremamente baratos em relação a outros mercados. Alimentando-se de um sucesso cada vez mais crescente, e a verdade é que ninguém sabe ao certo qual é o limite para a China.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário