7 de fev. de 2012

O Impacto da Revolução Industrial nos Dias de Hoje

MQ 03A Revolução Industrial tomou de assalto a Inglaterra e se espalhou por todo o mundo ocidental, semeando diversas inovações, mudando conceitos ultrapassados e tornando-se um embrião de suma importância para compreendermos a Revolução Tecnológica que marcaria o Século XX. Com estrondoso sucesso no mercantilismo, a Inglaterra impulsionou a migração do campo para a cidade, intensificando o crescimento urbano e dando origem à classe operária.

MQ 04A Revolução Industrial perdurou do Século XVIII ao Século XIX, tornou o Capitalismo como sistema econômico vigente e fez da Inglaterra de 1850 a metrópole a ter mais pessoas vivendo em cidades do que nos campos. Dentre os muitos avanços tecnológicos, destacam-se:

1698 – O motor a vapor, inventado por Thomas Newcomen;
1708 – A máquina de semear puxada a cavalo, inventada por Jethro Tull;
1733 – Lançadeira volante para tear, inventada por John Kay;
1779 – A primeira ponte em ferro fundido, construída por John Wilkinson e Abraham Darby;
1780 – O tear a vapor, inventado por Edmund Cartwright;
1800 – A bateria elétrica, inventada por Alessandro Volta;
1807 – Iluminação de rua a gás;
1825 – Locomotiva a vapor, inventada por George Stephenson, que inaugurou nesse mesmo ano a primeira ferrovia do mundo, ligando as cidades britânicas de Darlington e Stockton-on-Tess;
1844 – Inauguração da primeira linha de telégrafo, ligando as cidades americanas de Washington a Baltimore;
1865 – Primeiro cabo telégrafo submarino;
1876 – O telefone, inventado por Alexander Graham Bell;
1877 – O fonógrafo, inventado por Thomas Alva Edison, que também inventaria o cinetógrafo e seria um dos pais na invenção do Cinema (1896);
1879 – Inauguração da iluminação elétrica, em Mento Park, New Jersey (EUA);
1895 – A radiotelegrafia, inventada por Guglielmo Marconi.

MQ 05Todas essas inovações só foram possíveis por causa do boom da Revolução Industrial e seu impacto na nossa sociedade. E tão logo, no século seguinte, principalmente no contexto da Guerra Fria (1947-1991), o mundo atravessaria uma segunda revolução, mais voltada a difundir tecnologias hoje fundamentais, como a Internet.

   Porém, a Revolução Industrial também causou consequências por todo o mundo ocidental, principalmente no que se diz respeito à classe operária. Em 1780, por exemplo, trabalhava-se em torno de 80 horas semanais, em condições precárias. Em 1820, houve uma queda para 67 horas semanais; depois para 53 horas em 1860; e, atualmente, para 46 horas por semana. No início, com a carga horária exploratória, a Revolução Industrial trouxe problemas sociais como manifestações, atos de violência e protestos dos trabalhadores.

   Entrou para a História, por exemplo, as manifestações da cidade americana de Chicago no dia 1º de maio de 1886, quando ocorreu a 1ª greve geral do mundo. Tal feito levou um Congresso Socialista realizado em Paris a criar o Dia Mundial do Trabalho, feriado até em vigência.

   A Revolução Industrial deixou sua marca, pois veio dela todos os principais elementos que nos cercam nos dias de hoje, seja na iluminação da nossa casa, no carro que dirigimos, nas roupas que vestimos e até sua importância para a informática e tecnologia.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário