19 de mar. de 2012

Pessoas que Inspiram: Herbert Vianna

03 HerbertEstabelecido como um dos maiores compositores da música brasileira, Herbert Vianna ficará para sempre marcado na nossa memória por causa da sua obra e por causa do trágico acidente ocorrido no dia 4 de fevereiro de 2001. Na ocasião, Herbert e sua esposa Lucy sofreram um acidente aéreo na baía de Angra dos Reis, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, devido a um problema de fabricação. Foi um dos piores momentos da história do rock brasileiro, ao lado de muitas outras histórias tristes, como as mortes de Renato Russo, Cazuza e dos Mamonas Assassinas.

Herbert ficou quase 50 dias internado, boa parte deles em coma. Quando acordou, não se lembrava de quase nada da sua vida e nem mesmo da língua portuguesa, tendo que se comunicar com os médicos através do inglês e francês. Sua esposa Lucy, vitimada no acidente, foi o maior obstáculo para o compositor superar. Herbert ficou paraplégico, mas não abandonou sua arte. Muito pelo contrário: apoiado pelos amigos e companheiros de banda João Barone e Bi Ribeiro, ele abraçou a carreira com todas as suas forças. Em 2005, foi lançado o primeiro álbum de estúdio após o acidente, “Hoje”, que vendeu mais de 100 mil cópias e trouxe de volta toda a genialidade dos Paralamas do Sucesso.

04 Herbert
(Herbert e sua esposa Lucy)

   Nascido em João Pessoa (Paraíba), no dia 4 de maio de 1961, Herbert Lemos de Sousa Vianna mudou-se para Brasília ainda criança, muito por causa do trabalho do seu pai, o brigadeiro Hermano Vianna. Na época, fim dos anos 1970, Brasília respirava o movimento punk que vinha do Reino Unido, e a Ditadura Militar fazia com que LP’s estrangeiros fossem itens de difícil acesso. Somente os garotos mais ricos ou que tivessem contato com alguém de fora do país conseguiam ouvir às bandas do momento nos Estados Unidos e Reino Unido.

   Apesar de tudo isso, o Paralamas do Sucesso foi fundado no Rio de Janeiro, por Herbert e o baixista Bi Ribeiro, em 1981. O primeiro disco de estúdio foi lançado dois anos mais tarde, e canções como “Cinema Mudo” e “Patrulha Noturna” fizeram parte da primeira leva de hits do rock brasileiro daquela década. Em 1985, a banda fez uma participação histórica no primeiro festival de Rock in Rio, e saiu de palco consagrada como uma das melhores e mais criativas do país. Até hoje, o Paralamas lançou 13 álbuns e vendeu mais de 5 milhões de cópias, colocando-os em 35º lugar na lista dos recordistas de vendas de discos no Brasil.
Equipe MQ Serviços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário