18 de out. de 2012

Como impressionar em seu primeiro dia de trabalho

happy_workTudo é muito diferente no primeiro dia de trabalho. Ambiente, colegas, regras, horários, reuniões, superiores... É claro que ninguém espera que logo no primeiro dia de trabalho o funcionário mostre desenvoltura e chegue cumprimentando todo mundo como se fossem velhos conhecidos. Pelo contrário: o primeiro dia costuma ser um desafio a ser superado, pois aquela máxima “a primeira impressão é a que fica” conta muitos pontos.

Mas para você se dar bem e deixar uma boa impressão com o seu chefe, nós separamos algumas dicas imbatíveis para esse dia tão importante para a sua vida seja renda boas memórias. 

Anote as novas informações. Leve um bloco de notas, um caderno ou outra ferramenta para anotar todas as novas informações que você terá que gravar em muito pouco tempo. Para tanto, é preciso pesquisar para ver se esse tipo de comportamento é bem visto na empresa, uma vez que nem todas veem com bons olhos um funcionário anotando tudo o que vê. 

Seja educado (a) com todos ao seu redor, da faxineira ao diretor da empresa. Quanto mais educação você for, mais amizades você irá fazer e mais respeitado você será.

Mesmo se você for falante e cheio de carisma, use do silêncio como o principal aprendizado para estudar o novo ambiente e o jeito de cada colega e superior. 

Quando começar a realizar suas tarefas, não demonstre ser o melhor no assunto, mesmo que você seja. Aceite com humildade as instruções que lhe forem passadas, mesmo que já domine a função com excelência

É fundamental decorar os nomes dos novos colegas, logo nos primeiros dias de trabalho. Caso você esqueça o nome de alguma pessoa com quem tenha de falar, procure se informar com outra pessoa, e não com a própria. Além de criar uma situação constrangedora, você pode sugerir que essa pessoa não lhe pareceu importante.

Caso você dependa de alguém para fornecer essas informações ou treiná-lo para a função, procure não interrompê-la - essa pessoa poderá desgastar-se muito rapidamente e começar a dar a você meias respostas. Converse com ela logo de início e veja como podem ser feitas as sessões de treinamento e esclarecimentos de dúvidas. 

Não fique contando coisas particulares para os novos colegas, pois muitos desses assuntos podem não cair bem no contexto da nova empresa. 

Procure conhecer logo que chegar a política de RH da empresa. Assim você conhecerá todos os procedimentos internos, o que pode ou não fazer.
Equipe MQ Servços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário