1 de out. de 2012

Etiqueta Profissional: como se portar em um almoço de negócios

004Uma dúvida que se abate sobre quem precisa ir a um almoço ou jantar de negócios é: como se comportar? Como seguir a etiqueta profissional sem parecer caricato, mas sem passar por constrangimentos? Siga estes passos do Blog da MQ Serviços RH e tenha uma ótima reunião!

Não se atrase
Começar um almoço de negócios com atraso nunca é bom para ninguém, e ainda pode transmitir a imagem de que você não tem controle sobre a situação. É muito importante respeitar os horários, pois outras reuniões podem estar na agendadas naquele mesmo dia.

Nada de bebidas alcoólicas
Apesar de parecer meio desnecessário falarmos sobre esse tópico, muitas pessoas apelam para a bebida para conseguirem driblar a timidez. Se por um lado o álcool ajuda a deixá-lo mais relaxado para conversar, pode fazer com que os recrutadores acreditem que você tem algum problema de alcoolismo, o que seria péssimo.

Escolha as comidas certas
O foco do almoço ou do jantar é a conversa, e não a comida. Escolha comidas leves, que não sejam demoradas ou que não precisem de manuseios especiais com os talheres, pois elas podem tirar a sua concentração e de quem está à sua frente na mesa.

É anfitrião? Então não deixe de pagar a conta
Se por ventura você for o anfitrião, não deixe de pagar a conta, mesmo se for mulher. Isso também vale para os casos em que é preciso saída rápida da mesa ou combinação prévia com o garçom.

O bate papo inicial é essencial para uma reunião de sucesso
A não ser que os convidados estejam apressados, o ideal é começar o almoço com um bate papo mais informal, que busque interesses em comum. Evite, porém, assuntos pessoais e outros que possam provocar polêmica na mesa, como religião e futebol.

Equipe MQ Serviços RH.

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