1 de out. de 2012

Como falar sobre sua demissão em uma entrevista de emprego?

003São muitos os motivos que levam uma empresa a demitir um funcionário. Falta de resultados, corte de gastos e comportamento inadequado costumam ser o mais comuns, fazendo parte da vida de muitos profissionais, dos mais experientes aos mais novatos. Se a demissão provoca um abalo emocional em você e ao seu redor – família, amigos – pode significar também o início de uma nova e (quem sabe?) melhor fase profissional.

Mas como falar sobre sua demissão em uma entrevista de emprego? Segundo a famosa consultoria americana CareerBliss, existem algumas dicas muito valiosas a serem seguidas e colocadas em prática quando preciso. 

Vamos às principais: 

Ao explicar sobre a situação, vá direto ao ponto. Não enrole muito, não se perca nas palavras. A maioria dos recrutadores não espera uma resposta detalhada e cinematográfica. E nunca culpe seu antigo chefe. 

Mostre responsabilidade e seja consciente dos seus atos, assuma seus erros e seja transparente. 

Mentir não leva a nada. Ao contar a verdade, você estará mostrando credibilidade e integridade, qualidades que são bem vindas em qualquer empresa. Portanto, fale a verdade desde o início. 

Tenha em mente que você não foi a única pessoa a ser demitida no mundo, e que provavelmente o entrevistador também já tenha passado por tal situação. 

Pode parecer mentira, mas treinar a sua resposta em frente ao espelho, em voz alta, ajuda a prepará-lo para a hora em que tiver que conversar na entrevista.

Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário