5 de mar. de 2015

Profissões que poderão existir no futuro


Pode parecer apenas um exercício de imaginação, desses que vemos em diversos livros e filmes famosos como em De Volta Para o Futuro – Parte 2, mas se utilizando de critérios reais e tendo o avanço da tecnologia e dos robôs como ponto de partida, o instituto Canadian Scholarship Trust Plan publicou um estudo onde aponta dez profissões que devem estar disponíveis no distante ano de 2030.

Conheça as profissões do futuro

01. Reflorestador – os reflorestadores ajudarão florestas e vegetações naturais a se recuperar após séculos de danos contra a Natureza. Além disso, eles criarão “fazendas-verticais” com estufas.

02. Navegador de saúde – os profissionais dessa área responderão a perguntas sobre procedimentos e documentos, além de dar apoio às pessoas que se esforçam para lidar com o estresse de ter um familiar doente.

03. Terapeuta de final de vida – a expectativa de vida sofrerá um aumento considerável no futuro, o que gerará profissões como o terapeuta de final de vida. O trabalho desses profissionais será atuar como uma espécie de guia para planejar os anos finais de uma pessoa.

04. Especialista em simplicidade – estes profissionais vão encontrar maneiras de ajudar a simplificar as operações diárias de negócios.

05. Remixer de mídia – o futuro dos DJs. Áudio, imagens, vídeo e realidade aumentada serão os ingredientes usados pelos remixers de mídia, tudo para criar projetos que irão inovar o nosso jeito de ver campanhas de publicidade.

06. Guia de aventura no Ártico – segundo os especialistas do Canadian Scholarship Trust Plan, até 2030 será ligada uma passagem entre a Eurásia e as Américas, o que permitirá que o turismo de aventuras – como andar de esqui, por exemplo – chegue ao Ártico com força total.

07. Designer de lixo – os profissionais dessa área renovarão uma técnica que já está em uso nos dias de hoje, mas que terá um importante papel por volta de 2030. O lixo será transformado em produtos de melhor qualidade, criando os setores dos que serão chamados de Designers de Lixo.

08. Conselheiro de robô – algo que já estamos acostumados a ver em filmes e livros de ficção científica, mas que será uma realidade daqui a vinte, trinta anos. Os robôs farão parte do nosso cotidiano, podendo desempenhar tarefas complexas como as de babá, faxineira e segurança. Para garantir ao consumidor o modelo que melhor se encaixa com as tarefas que serão realizadas, existirão os Conselheiros de Robôs.

09. Tele cirurgião – a fim de facilitar as operações remotas, os cirurgiões irão operar os pacientes com braços robóticos ao invés de mãos humanas.

10. Nostálgicos – a nostalgia faz parte da vida de todos nós. Pensando nisso, os Nostálgicos usarão design de interiores, terapia e pesquisa histórica para recriar ambientes de épocas passadas como uma cozinha dos anos 1940 ou uma sala de estar dos anos 1990.

Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário