5 de mar. de 2015

Seus direitos: saiba a diferença entre bronca e assédio moral


Existe uma linha muito tênue entre tomar uma bronca do seu superior ou sofrer assédio moral. Em muitos casos, o funcionário, achando estar sofrendo de assédio moral, aciona a Justiça de forma equivocada. A famosa bronca geralmente busca a mudança como resultado e por mais dura que possa ser, ela não tem o intuito de desmoralizar a capacidade, dignidade e o caráter do funcionário. Consiste em atos isolados para corrigir emergencialmente aquilo de errado que insiste em acontecer dentro de um ambiente de trabalho. 

Já o assédio moral se caracteriza por sua conduta abusiva. Fazer terror psicológico, expor o funcionário ao ridículo na frente de colegas ou clientes, fazer críticas em relação a capacidade profissional, isolar o funcionário de confraternizações, reuniões ou outras atividades junto aos demais colegas são algumas das principais características do assédio moral. 

A diferença reside justamente no tempo. A bronca é pontual e tem um único objetivo – que é o de correção. O assédio moral, por sua vez é constante, pode acontecer diariamente e tem como intuito desmoralizar a vítima, deixando-a insegura, improdutiva e podendo levá-la a ter problemas psíquicos. Afinal de contas, não há nada pior do que trabalhar em um ambiente aonde os superiores maltratam seus funcionários sem nenhum propósito.

Equipe MQ Consultoria em RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário